domingo, 7 de agosto de 2016

JR - De volta ao Rio


O artista plástico francês, conhecido somente pelas iniciais, 'JR' está de volta ao Rio de Janeiro. E ele não passa despercebido por quem cruza com sua arte.
Nem poderia, não é?
Suas obras são impactantes, além de se colocarem em locais inusitados, tem proporções incomuns...impossível não se surpreender.
Ele já esteve na cidade do Rio, em 2008, fazendo uma intervenção artística no morro da providência, onde retratou parentes de vítimas da violência e estampou suas faces pela comunidade.
Iniciou seus trabalhos como grafiteiro, mas um dia encontrou uma câmera fotográfica no metrô e sua percepção artística ganhou um novo olhar.
O Museu do Louvre, em Paris possui uma marca inconfundível desde os anos 80, quando o arquiteto Ieoh Ming Pei, projetou a pirâmide de vidro. Uma estrutura com vinte metros de altura, que JR fez desaparecer com a habilidade de um ilusionista. E isto aconteceu usando a arte da fotografia, que ele domina habilmente para provocar questionamentos pertinentes, mundo afora.
O artista criou o efeito de camuflagem, montando uma espécie de quebra-cabeças. São 603 peças em forma de losango e 70 triangulares, seguindo o formato de cada um dos painéis de vidro e encapando cuidadosamente toda a estrutura no ângulo perfeito da imagem real, como se a pirâmide não existisse mais.
A exposição de seu trabalho geralmente usa o espaço mais democrático do mundo, a rua.
Sua galeria é portanto, a maior de todas e tem o céu como limite.
Ele costuma usar imagens de personagens marginalizados de centros urbanos de vários países:
NOVA IORQUE/ESTADOS UNIDOS
LONDRES/INGLATERRA
PARIS/FRANÇA
Seu trabalho já foi exposto também no Quênia, Israel, Palestina, Cuba, Espanha, Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália e...a lista é enorme.
MORRO DA PROVIDÊNCIA - RIO DE JANEIRO/BRASIL
E pelo jeito, ele não quer ficar de fora da olimpíadas.
Depois de estampar o sudanês, Mohamed Younes Idriss, recordista africano de salto em altura, no alto de um edifício, no aterro do Flamengo, ele simulou um atleta se preparando para um mergulho, no Quebra-Mar, na Praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Ele não revela suas técnicas, mas dá para imaginar pela estrutura que a brincadeira dá um bocado de trabalho.
Dizem que a próxima será um nadador dando braçadas dentro do mar...vamos aguardar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário