domingo, 3 de julho de 2016

Da Itália para Cingapura


O travertino foi o material escolhido para o revestimento desta casa em Cingapura.
Trata-se uma rocha calcária, composta de calcita, aragonita e limonita. Natural de localidades como México, Turquia, Peru e Itália, de onde são extraídas as peças mais conhecidas no mundo, sendo a da pedreira de Tivoli, a mais valorizada.
Tive o privilégio de conhecer a jazida e ver de perto sua aplicação no Coliseu de Roma e na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Pedreira de travertino em Tivoli _ Itália
Fachada Basílica de São Pedro - Vaticano - Itália
Sua aplicação em arquitetura, pode ser feita em estado natural ou polida, aplicada em interiores, exteriores e em peças decorativas.
O resultado estético confere beleza e elegância e por isso, foi escolhida para predominar nesta casa, depois de seu proprietário fazer uma viagem à Itália.
A casa está distribuída em quatro pavimentos divididos em dois blocos paralelos ligados por uma passagem elevada e fechada em vidro.
A separação em blocos permite que a ventilação e a luz natural circulem entre os cômodos nas laterais deste espaço vazio entre as duas partes da construção.
São quatro andares de alvenaria, sendo um nível enterrado e os outros três com afastamento da via de acesso, garantindo a privacidade dos moradores.
Os jardins, a piscina e um lago para peixes preenchem o espaço entre a construção e os limites do terreno.
As áreas de estar e de jantar no piso térreo se abrem para estes espaços.
Os elementos em balanço e as paredes em travertino estão na posição ocidental da construção, controlando o calor e da luz da tarde.
Os quartos estão dispostos longitudinalmente entre os blocos, aproveitando a ventilação natural cruzada e o sol da manhã.
O telhado plano do terceiro piso foi aproveitado como terraço, com jardim e destinado ao lazer da família.
Na imagem, um detalhe da parte íntima no interior da casa.
A entrada, sempre um elemento de destaque como se quisesse dar as boas vindas e dizer um pouco do que está no interior da habitação, aqui ela fala de elegância e bom gosto.
Obrigada por nos acompanhar!
Projeto: Wallflower Architecture + Design
Equipe: Zhu Xiaofeng, Ding Penghua, Cai Mian, Yang Hong, Li Haoran, Du Shigang
Localização: Cingapura
Ano: 2011
Área Terreno: 586,00 m2
Área: 558,00 m2
Fotografia: Jeremy San Tzer Ning

Nenhum comentário:

Postar um comentário