domingo, 10 de julho de 2016

Ainda em Cingapura...


Para resolver a questão de privacidade e segurança, sem que os moradores deixassem de desfrutar de um espaço aberto, a solução foi colocar piscina e jardins em um pátio central, onde todo o volume arquitetônico fizesse o fechamento do terreno.
A área íntima com dormitórios ocupou o segundo pavimento, enquanto a área de serviço da casa, como lavanderia e dependência de empregados foi projetada no subsolo. Isto permitiu que o nível térreo se apresentasse livre das paredes que dividem ambientes.
A partir do hall de entrada é possível alcançar visualmente os quarenta metros seguintes, passando pela piscina, estar, jardim até sala de jantar, que ocupa o volume posterior.
Não só a visão percorre todo este espaço, mas também a luz e a ventilação. Uma espessura generosa de paredes externas permitem o controle da temperatura.
No segundo piso, o brise de madeira com mobilidade na posição das aletas, permite o controle da quantidade de luz e da brisa que sopra vinda do mar.
E desta forma é possível ter ao mesmo tempo uma casa aberta ao exterior e um refúgio seguro e distante de olhares invasivos.
Segue ficha técnica:
Projeto: Wallflower Architecture + Design
Arquiteto: Robin Tan
Equipe: Cecil Chee & Sean Zheng
Localização: Ramsgate Road, Cingapura
Ano: 2009
Área Terreno: 1.200,00 m2
Área Construída: 855,00 m2
Fotografia: Albert Lim

Nenhum comentário:

Postar um comentário