quinta-feira, 2 de abril de 2015
Vidros coloridos - aplicação na arquitetura e design
Vimos que desde a pré-história o homem já coloria as cavernas com desenhos, com o objetivo de imprimir uma marca que lhe proporcionasse uma identidade. Uma tentativa de conseguir o aconchego de um lugar que fosse familiar e que refletisse de alguma forma, sua própria imagem, seu estilo.
No séc. XIII, com as viagens de Marco Pólo para empreender nova rota comercial para o Oriente, a cor ganhou destaque no amarelo do açafrão.
Entre as especiarias orientais, o açafrão, naquela época chegou a valer mais que o ouro.
Além de usado na culinária, era utilizado pelos nobres e pessoas de posses para tingir os tecidos de suas vestes e os detalhes decorativos como cortinas e almofadas.
A cor desde muito tempo impressiona, causa impacto e vale muito!
Colocar cor em tintas, papéis, tecidos, vidros, tem um custo.
Hoje vamos saber um pouco sobre o processo de cor nos vidros.
Cada vidro deriva a sua cor de impurezas que estão presentes quando ele é forjado. O vidro escuro, marrom ou verde, produzido pela primeira vez no século XVII na Inglaterra, era escuro devido aos efeitos das impurezas de ferro na areia usada e o enxofre da fumaça do carvão em brasa, usados para derreter o vidro. Além de impurezas naturais, o vidro é colorido por propósito ao introduzirmos minerais ou sais de metal purificado (pigmentos).
Vidro dicróico, por exemplo, é um efeito furta-cor em que aparecem cores diferentes, dependendo do ângulo a partir do qual ele é visto. Este efeito é causado pela aplicação de camadas muito finas de metais coloidais (como, ouro ou prata). As finas camadas são normalmente revestidas de vidro para protegê-los do desgaste ou oxidação. E claro, tudo isto tem um custo. Mas foi aí que entrou em cena a criatividade do homem, que tratou logo de pensar em um meio mais fácil, prático e econômico para colorir superfícies com a homogeneidade e brilho do vidro, aliados a uma cor uniforme e visualmente mais sólida.
Surgiram os vidros laqueados, pintados com tintas e técnicas de alto padrão e películas coloridas adesivadas, que além de colorir, protegem no caso de um impacto e uma quebra, evitando acidentes com cortes e ferimentos.
Em nossa série de matérias com referência ao uso de cores na arquitetura e design, sugerimos que se não há uma total certeza da escolha para aplicação direta no mobiliário, como a laca ou a fórmica, seria recomendado o uso dos leds para colorir os móveis ou então o vidro com película ou laqueado. Vejam alguns exemplos:
Na foto acima, o vidro laqueado é usado para revestir a frente do balcão, assim como as portas e gavetas do armário ao fundo. A vantagem é que se for feita a limpeza corretamente, não há riscos de arranhões e a durabilidade é maior do que a laca, por exemplo. E ainda existe a possibilidade de uma troca de cores, futuramente.
Esta cozinha, repete o exemplo do uso para revestir balcões, portas e gavetas.
Nesta imagem, o vidro laqueado veste a parede, substituindo outros materiais de revestimento. O uso em cozinhas é comum porque sua limpeza é fácil e como a superfície é lisa, não há risco da gordura aderir e impregnar. Só é preciso cuidado com as áreas próximas com temperaturas baixas ou altas, o que torna aconselhável o uso do vidro temperado, que pode receber a película normalmente.
Outro ambiente onde o vidro pode ser usado sem restrições é o lavabo, porque não há umidade de vapor provocado por duchas e chuveiros. Aqui o vidro preto faz as vezes do rodabancada.
Vejam como ele substitui outros revestimentos e causa um impacto pela sua reflexão. Sua instalação é simples e não faz sujeira. E o preço compensa, porque a mão de obra já está embutida e não há necessidade de serviço de pedreiros. Em tom de azul anil, a parede é o destaque do lavabo.
Além de tudo isso, seu efeito estético alcança um excelente resultado, porque ele tem dimensões variáveis de acordo com a necessidade do espaço e a limpeza é facilitada por não haver juntas. Aqui foi aplicado em marrom café, no banho do casal. Dá pra fazer uma surpresa e mudar a cara do seu banheiro em um dia!
Pode ser usado também em portas ou divisórias, neste caso o uso de películas é recomendável porque se houver uma quebra, não ocorrerá riscos de cortes e ferimentos mais graves.
A película é como um plástico colado ao vidro, ela evitará que ele se quebre em estilhaços, é também aconselhado o uso de vidros temperados que ao quebrarem, se partem em pedaços minúsculos, evitando maiores perigos.
O vidro pode vir também colado sobre a madeira ou mdf, como no caso desta porta de entrada. O cuidado aqui é com a escolha das ferragens, que precisam ser de boa qualidade para suportar o peso do material, principalmente se as dimensões forem generosas como neste caso.
Podem revestir portas de armários.
Ou fazer a porta com as ferragens adequadas para o uso de vidros, sem a necessidade do mdf.
Como no projeto desta cozinha, onde os armários foram feitos com portas de vidros.
No detalhe abaixo, um projeto meu, para um apartamento em Divinópolis, com vidro laqueado preto revestindo o mdf nas portas do armário suspenso e também no tampo do balcão. Com a execução de 'CRISTAL VIDROS'.
Projeto Escritório: Cláudia Amaral - Execução: Cristal Vidros.
A 'CRISTAL VIDROS' tem uma cartela de cores para você escolher a película ou o laqueado de sua preferência, dá uma passada por lá e veja as opções para você colorir e assim, dar uma cara nova para os ambientes de sua casa.
O endereço é: Rua Coronel João Notini, 366, no centro da cidade de Divinópolis. Entre as ruas Osvaldo Machado Gontijo e Av. Antônio Olimpio de Morais. O telefone é: (37) 3221-7470
LIMPEZA DE VIDROS E ESPELHOS:
• O procedimento mais simples e seguro é limpar o vidro ou o espelho com pano macio, limpo, água e sabão neutro, secando logo após com outro pano macio e limpo.
• Nunca use produtos ácidos, alcalinos ou abrasivos para limpeza dos vidros ou espelhos.
• Nunca utilize esponjas de cozinha e esponjas metálicas.
• Não use sapólio, detergentes de cozinha, ou qualquer tipo de solvente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei muito da grande informação em uma síntese objetiva e elegante!!! boas palavras, como sempre....e quanto ao seu Projeto, muito bonito mesmo!!!! chic, como sempre...grande abraço,Cláudia Amaral....
ResponderExcluirQuerida Rôuss, obrigada! Um beijo e boa páscoa!
Excluir