terça-feira, 31 de março de 2015

Entrevista: IARA LEÃO

O blog DZnho iniciou suas publicações no dia 7 de março, numa homenagem ao dia posterior, dedicado internacionalmente às mulheres. Uma forma de reconhecer o valor de todas essas mocinhas que deixaram uma vida tranquila para se aventurar nos inúmeros locais de trabalho, nas mais diferentes áreas de atuação. Não poderíamos escolher como nossa primeira entrevistada, outra que não fosse ela, estou me referindo a primeira designer de interiores a atuar em Divinópolis, Iara Leão.
Falar sobre Iara é para mim tarefa fácil, além de uma colega de trabalho, de viagens e aventuras no campo do design, Iara é antes de tudo, uma grande e excelente amiga. E muito divertida! Segundo as palavras de sua mãe, Iara já nasceu preparada para a guerra, isso traduzido da linguagem maternal de D. Isabel quer dizer que ela encara tudo de frente, com muita garra e determinação. Não é fácil convencer esta pessoa de algo quando ela acredita no contrário, você vai ter que usar seus melhores e mais fortes argumentos e eles terão que ser sólidos.
Ainda bem que é assim, do contrário ela teria desistido quando chegou aqui em Divinópolis há 40 anos atrás, onde nenhuma mulher tinha ousado adentrar um canteiro de obras, ainda mais trazendo idéias novas na cabeça. Para os mais novos isto vai soar muito estranho, mas já foi muito perigoso ter idéias, ainda mais quando elas subvertiam as ordens das coisas.
Na foto, sua família, fonte de toda a força que existe por trás desta aparente delicadeza feminina. Seus pais, Isabel e nosso saudoso, Dr. Leão. Sua irmã, Inês Fátima e seus filhos na ordem cronológica, da direita para a esquerda: Jonathan, Larissa e Igor.
Divinópolis contava com duas lojas de material para construções e alguns depósitos que vendiam de prego e cimento até azulejos. Sim, se chamavam assim mesmo e era tudo que havia por aqui. Havia dois ou três construtores que acreditavam que decoração era ‘embondo de mulher’, vou traduzir para vocês: ‘coisa de quem não tem o que fazer e fica inventando moda’. Foi neste cenário desanimador que ela conheceu o que seria seu novo mercado de trabalho, mas como eu disse, ela não desiste fácil. Com um círculo social muito bom, cativou boas amizades e lá foi ela desbravando caminhos. Em uma dessas reuniões de amigos, combinou de ajudar um deles na escolha dos detalhes para sua nova casa e não parou mais.
Formada em Belas Artes pela UFMG, atualizou sua formação e até hoje não pode ouvir contar de um curso ou uma palestra, não perde um encontro referente à sua profissão. Já viajou pelo mundo e só na feira de Milão foi uma dúzia de vezes ou mais. Montou com outros sócios uma loja de móveis, mas não ficou por muito tempo no comércio, não é seu perfil.
Iara é dinâmica, mutante, multifacetada. Difícil seria vê-la parada, sem traçar novos vôos e experimentar novas artes. Desenha, pinta, e borda... Só não entregue um microfone pra ela, pelo amor de Deus! (risos) Perdoe amiga, mas como cantora, você é uma excelente decoradora.
Dez anos depois, cheguei a Divinópolis e fui muito bem recebida pela colega que muito rápido se tornou uma grande amiga. Vieram outras e fundamos juntas a ‘ADD’ Associação dos Decoradores de Divinópolis, que numa parceria com a AMIDE lutou pela legalização da profissão que hoje tem o título de: Design de Interior. Este grupo, sempre com a presença atuante de Iara conseguiu mudar para muito melhor o mercado na cidade e região. As lojas se ampliaram, surgiram outras e cada vez mais pessoas passaram a utilizar os serviços de um profissional do design.
Participamos de vários eventos juntas, fizemos viagens, cursos, e inventamos muita moda. Estamos ‘embondando’ até hoje e devo dizer que se devemos a alguém um caminho mais leve, já trilhado e desbravado, é a esta incrível e destemida pessoa: Iara Leão!
Agora lá vem ela, toda chique, homenageada com um livro que vai contar a história destes 40 anos de trabalho e que irá mostrar um pouco do trabalho belíssimo que ela vem realizando ao longo deste tempo.
Mas como eu havia dito, ela não para nunca e ontem esteve com outra mulher pioneira e também admirável, Olga Krell, que foi editora da revista ‘Casa e Jardim’ e editora chefe da revista Espaço D.
A ‘dama da decoração’, como ficou conhecida entre os profissionais da área, lançou seu livro ontem em Belo Horizonte.
Confiram alguns de seus trabalhos e conheçam um pouco mais sobre Iara Leão:
Mostra Decoralíder Divinópolis 2014
Como você definiria seu estilo?
I.L.: Eu tenho um estilo próprio, não sigo padrões pré estabelecidos, o que define meu estilo de trabalho é a necessidade e o desejo do meu cliente, ele irá ditar os caminhos que juntos iremos percorrer. mas seria algo com um toque de romantismo, voltado para o aconchego.
Como acontece seu processo de criação, em que você se inspira?
I.L.:Como eu disse, o cliente é a base para minha inspiração, seus sonhos e o que ele espera que se torne o projeto é o meu norte, mas são as viagens que alimentam essas energias e minhas pesquisas.
Mostra Deck Home Divinópolis
Existe uma obra que você considera um marco na sua carreira?
I.L.:Uma residência que fiz para a família de Ricardo Nunes, porque tive total liberdade para criar.
Res. Ricardo Nunes
Um sonho que gostaria de realizar...
I.L.:"Ter tempo para fazer tudo que eu gosto" (e veio aquela risada gostosa de quem sabe que todo tempo do mundo ainda seria pouco para tantos sonhos).
Fazenda Baluarte
Um lugar que gostaria de conhecer...
I.L.:A Índia e a Indonésia, porque são lugares onde as pessoas amam as cores assim como eu, gosto de muita cor vibrante, alegre, gostaria de visitar lugares assim.
Um projeto que gostaria de executar...
I.L.: Um hotel que fosse como uma fazenda ou pousada, que tivesse um elo entre terra e água, que alguma parte da construção saísse da terra em direção à água e que houvesse uma grande mata em seu entorno, adoraria projetar algo assim.
Em breve, teremos o lançamento do livro de nossa dama também, aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário