segunda-feira, 30 de março de 2015

Uso do led no paisagismo - Parte II

Como eu havia prometido, vou continuar o assunto sobre o curso com Peter Gasper, o Light Designer responsável pela iluminação do 'Rock in Rio' entre tantos outros eventos e importantes obras. E foi falando sobre uma destas edições do Rock que ele revelou como tirou partido de um pequeno erro de cálculo.
O princípio da mistura de cor na luz é o mesmo que usamos com as tintas, por isso é preciso cuidado no cruzamento de focos. Quando estudamos sobre o disco de Newton, no antigo curso primário, vimos que a mistura das cores resultam no branco.
Isso acontece quando cruzamos dois focos de luzes em cores complementares ou opostas.
E foi o que aconteceu na iluminação de uma grande marca de sanduíches que estava patrocinando o evento. Havia uma enorme tenda montada para atender ao público, no dia dos testes quando ligaram os refletores, os canhões de azul e laranja se encontraram e criaram um grande círculo branco, que estragaria todo o planejamento da iluminação se ele por sorte não tivesse caído bem em cima da marca, criando um efeito inesperado, que acabou agradando e passando a fazer parte do projeto luminotécnico.
Vejam no cruzamento das luzes vermelhas e verdes, que são complementares, como surgem pontos brancos, exatamente onde elas se encontram.
E foi com esta informação que eu criei o mesmo efeito para um projeto que fiz para a Divina Folia.
Outro efeito que usei também neste mesmo evento, para iluminar os camarotes, foi a mistura de duas cores primárias, fazendo surgir uma cor secundária.
Com isso economizamos uma quantia considerável, porque todos os dias as cores eram trocadas e pagava-se por pontos de canhões.
Eu conseguia três cores com apenas dois canhões e nos dias consecutivos fui trocando de maneira que alterando apenas um canhão, ainda teríamos as três cores diferentes. Assim, os camarotes foram iluminados de maneiras diferentes todos os dias do evento.
Acabei tomando gosto por trabalhar com cenários para shows e teatro e entre alguns espetáculos, fiz a iluminação do show de Túlio Mourão e Nonato Luís, trabalhei em algumas peças do nosso premiado teatrólogo, Antônio Domingos Franco e ganhei o Troféu Theatron em 1990, de Melhor Cenário para a peça de Lindolfo Fagundes, 'O Sequestro'.
Ricardo Sobreira - Light Designer da Interpan
Iluminação é um assunto que encanta, considero uma parte importantíssima de um projeto. Outro Light Designer com quem tive o prazer de conviver por um bom tempo, quando tive uma loja da Iluminar foi, Ricardo Sobreira que não se cansava de dizer: "A luz é a primeira expressão da Arquitetura."
Outra coisa importante sobre a cor na luz. Na hora de iluminar com cores, se você jogar uma luz complementar da cor do objeto iluminado, você o apaga. Ao contrário de valorizar sua aparência, é como se você retirasse a sua cor. Vou dar um exemplo: É muito comum o uso da luz verde em jardins, mas se você usar esta cor para iluminar folhagens ou flores avermelhadas, elas irão parecer marrons, ficam feias e escuras e perdem seu valor de contraste.
Então atenção na escolha da cor na luz, não se trata apenas de escolher uma cor de preferência, é preciso avaliar todos estes detalhes e como não dá pra comprar os leds, fazer a instalação e depois devolver se não gostar, é melhor planejar com cuidado para não correr o risco de ter uma surpresa às avessas.
Segundo a palestrante, Elba Cardoso, que veio falar pela INTERLIGHT, sobre o uso de leds no paisagismo, uma das grandes vantagens do led é não emitir radiação infra-vermelha e isto é ótimo, porque não prejudica a vitalidade das plantas.
Na foto, Elba Cardoso 'INTERLIGHT', ao lado de Cleina Reis, que patrocinou a palestra em um evento de comemoração dos 25 anos da Lampadário.
A vantagem de usar a tecnologia nacional de uma fábrica como a Interlight é que podemos encomendar a cor que quisermos para todo o leque de produtos da empresa, uma vez que são fabricados aqui mesmo. E uma eventual manutenção ou substituição de peças, principalmente no material blindado, usado em áreas molhadas fica mais acessível.
Sempre bom lembrar que o led não emite calor excessivo em sua luz, mas a base do produto tem elevado aquecimento e necessita de dissipadores eficientes para proporcionar vida longa aos produtos e não reduzir o fluxo de luminosidade.
Há que se ter o cuidado de, não usar LED em embutidos de piso se eles não forem projetados para este uso específico.
Vamos mostrar alguns modelos de leds e seus efeitos na iluminação de praças e jardins:
No primeiro plano, aparecem os balizadores e mais ao fundo dois fincos que iluminam a base e a copa da palmeira.
No deck de madeira os balizadores chamados,'batonzinhos', numa referência ao seu tamanho minúsculo. Ao fundo os leds de cor verde, valorizando as folhagens.
Nesta imagem, o uso da fita de led para desenhar os platôs com a luz. Lembrando que todo o material elétrico para ficar no tempo deverá ser emendado com fitas de alta fusão. E os embutidos de piso, devem ser blindados e receber o cilindro de proteção.
Na foto, além dos balizadores no deck, podemos ver o efeito dos leds de longo alcance que atingem a copa das palmeiras sem perder luminosidade.
Os arranjos recebem iluminação do tronco a copa.
Nesta imagem, um efeito que me agradou muitíssimo. Há uma varredura na via usada por veículos e também uma valorização na iluminação das copas das árvores, Um resultado que considero bem planejado.
Nesta foto também temos uma iluminação dirigida às copas e com longo alcance.
Aqui uma piscina com uma nuance de lilás, veja a condução da cor no jato de água.
Detalhe de nossas Igrejas Mineiras valorizados pela iluminação dos leds.
E a iluminação de um prédio público, que eu gostei muito. A cor foi usada com critério e o resultado ficou agradável. A cor tem tudo para ser uma boa aliada, mas é preciso um estudo cauteloso para alcançar o planejado sem perder o bom gosto.
Encerro lembrando que a INTERLIGHT dá 5 ANOS DE GARANTIA em seus produtos, mas é preciso que a instalação seja adequada e que alguns cuidados sejam providenciados: Vejam sempre o IP da peça, ou seja, seu índice de proteção.
Nas áreas externas, instale primeiro o cilindro de proteção.
Abaixo do cilindro, forre o piso com uma camada de brita zero e faça sempre o fechamento dos produtos, parafusando em cruz.
Espero que a matéria tenha sido proveitosa. Até nosso próximo encontro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário