sábado, 28 de março de 2015

Uso do led no paisagismo.

Hoje vamos brincar de colorir jardins!
Antes de prosseguir vou contar da oportunidade que tive em aprender sobre luz e iluminação.
Fui proprietária de uma franquia da marca ILUMINAR, na época com fabricação própria numa parceria INTERPAN, dos irmãos Cícero e Ronaldo Mafra. A 'ILUMINAR' representava várias outras marcas no Brasil, entre elas a iGuzzini, assim mesmo com um 'G' maiúsculo entre minúsculas.
Na época era comum os light designers virem ao Brasil ministrar cursos para os franquiados, porque a exigência com a correta aplicação de seus produtos, é uma marca da empresa e vocês entenderão o porquê diante destas imagens:
As sedes da empresa na Itália e Espanha, respectivamente
E claro, eles também gostam de brincam com cor!
Vejam alguns resultados
Aqui reproduzindo o efeito arco-íris.
Nesta praça foram usadas cores para colorir a neve, com a intenção de quebrar a monotonia do branco da estação.
Algumas obras executadas pela iGuzzini e seus light designers, para vocês conhecerem um pouco mais desta empresa que é referência em iluminação no mundo:
A intenção do desenhista da luz tem que ser clara, você precisa estar completamente certo do efeito que quer alcançar, se numa varredura de luz em toda a fachada, concentrada no volume arquitetônico para ressaltar sua grandiosidade, como nesta imagem...
...ou em detalhes específicos para salientar elementos e valorizar detalhes, como nestas imagens a seguir:
Aqui com a intenção clara de valorizar os arcos de acessos e também uma marcação nas mesmas linhas de janelas.
Vejam os leds azuis colocados estrategicamente na parte inferior das floreiras, para dar uma impressão que elas estão suspensas.
Nesta imagem as colunas foram valorizadas pelos leds de longo alcance.
O monumento foi iluminado de uma forma geral para limitar seu volume arquitetônico, no branco neutro e ganhou uma luz mais quente para ressaltar a forma dos arcos.
O cuidado para se obter o resultado preciso como nesta imagem, que desenha em dois tons naturais toda a fachada, é na minha opinião, uma obra de arte à parte. Você pode valorizar uma obra arquitetônica ainda mais, mas pode colocar em risco todo um jogo de volumes e linhas, se errar a mão.
O mesmo cuidado vale para as áreas de paisagismo, aqui o caminho foi marcado e a copa das árvores receberam o destaque, sem marcar os troncos.
Nesta outra imagem, o mesmo efeito com uma marcação mais forte.
De volta ao Brasil, porque aqui também temos grandes nomes na área da luminotecnia e empresas de iluminação com produtos de qualidade.
Na imagem, os troncos foram valorizados com o led de cor azul, numa brincadeira que propõe a continuidade das águas pelo jardim.
E por falar em grandes nomes, vou abrir um parênteses para falar de um curso que fiz com o mestre da luz que faleceu ano passado, Peter Gasper.
Gasper nasceu na Alemanha e chegou ao Brasil com 11 anos de idade e foi entre outras coisas o iluminador do 'Rock in Rio'.
Colocou cores no Cristo Redentor e deu-lhe um coração em vermelho pulsante!
Iluminou Itaipu, lindamente.
Trabalhou com grandes cias de espetáculos.
Entre tantas obras, fez a iluminação da Ponte Benjamin Constant.
A torre da TV Bandeirantes em São Paulo.
Iluminou os Monumentos de Brasília.
Coloriu de rosa o Palácio do Planalto
e o Congresso Nacional Brasileiro, numa alusão a Campanha 'Outubro Rosa', de prevenção contra o Câncer de Mama.
E teríamos ainda tantas outras obras lindas para mostrar, mas preciso seguir adiante com o assunto.
Retomando, ele iniciou o curso fazendo um cálculo para nos provar que não temos memória para a cor. Prestem bem atenção, este deve ser do post de hoje, a informação mais importante, creio eu.
Ele calculou a idade média entre os ouvintes de sua palestra, multiplicou pelos dias de vida que teríamos e em quantas vezes nos nossos dias de vida por acaso haveríamos de ter visto a marca da coca-cola. Acreditem, é um número bem elevado, você mesmo pode fazer este teste. Faça as contas aí...eu espero.
Pois bem, então ele desceu três bandeiras de tecido enormes no fundo do auditório na cor vermelha e perguntou: Qual desses vermelhos, é o usado na marca da coca-cola?
Vocês querem tentar? Dê seu palpite...
O número 1?
O número 2?
Ou o número 3?
FAÇAM SUAS APOSTAS!!!
Não rolem a tela por enquanto, faça uma escolha, vai...
Não fiquem tristes, mas todos vocês erraram! Assim como eu e todos os outros presentes no curso.
O vermelho da Coca-cola não é nenhum destes aí acima, é este aqui!
Portanto, gravem bem esta informação, nós não temos memória para cor!
E se você não quiser errar na cor da almofada para aquele sofá, leve uma amostra do tecido. Me alonguei demais e deixo o restante do assunto para nosso próximo encontro. Iluminação é assunto para esticar mesmo...
Amanhã conto como este mestre das luzes, tirou partido de um erro e de como eu aproveitei sua informação, até!

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