quinta-feira, 12 de março de 2015

Cor que te quero cor!

Falar de cores rende assunto, por mais que eu resumisse, ainda teria muita coisa pra dizer, então vamos por partes. Lembro-me de uma cena marcante, onde meus irmãos e eu assistíamos a um filme de suspense e ação. O ponto crucial seria o corte de um dos fios que desativaria uma bomba prestes a mandar o mundo inteiro pelos ares. O mocinho colocou o alicate sobre um dos fios e meu irmão gritou como se o ator pudesse ouvi-lo: _Este não, corte o vermelho! Nada demais se o filme não fosse exibido em preto e branco. E por que, sabemos distinguir o azul do vermelho, quando tudo está cinza? Talvez pelo fato das cores apresentarem peso e temperatura. Tons frios, como azul, verde e violeta ampliam espaços.
Já cores quentes, como o amarelo, vermelho e laranja tendem a diminuir o ambiente. As superfícies brilhantes aproximam objetos, enquanto as opacas os distanciam.
Apesar de a cor ter uma propriedade física, manifesta pela ação da luz, sua percepção pelo ser humano também envolve aspectos subjetivos, que às vezes passam despercebidos pelo consciente. As cores têm também aspectos simbólicos e culturais. Algumas cores que têm um significado em uma cultura podendo representar coisas completamente diferentes em outra. Por exemplo, o ocidente tem o preto para a representação do luto, no oriente a cor que o significa é o branco. A cor tem uma importância enorme e uma influência direta no estado emocional do ser humano. O caminho seria assim: a cor gera uma percepção que causa uma impressão que desperta uma reação emocional. Vamos conhecer um pouco destes efeitos psicológicos de cada cor. Começaremos pelas cores primárias: AMARELO -
o dourado e amarelo são símbolos da inteligência e sabedoria divina, é a luz revelada. Assim como no cristianismo, na China (oriente), simboliza a fé. É considerada uma cor quente, alegre, atraí imediatamente o olhar e transmite otimismo e disposição ao aprendizado. É a cor mais próxima da luz, por isso talvez seja considerada a cor da espiritualidade. Para os árabes, tem dois sentidos opostos, enquanto o dourado significa sabedoria, o amarelo pálido sugere enganação e traição.
AZUL -
é uma cor de temperatura fria, tem características de quietude e calma, remete a uma sensação de paz e relaxamento. Proporciona conforto e segurança e, portanto, leva o indivíduo a uma interiorização e reflexão. É uma cor de luz indicada para praticas de meditação. Faz com que os ambientes passem uma impressão de expansão. Sua origem simbólica está ligada a verdade e criação divina, segundo os gregos, do fogo etéreo. Na China é a cor atribuída aos mortos, representando as almas. Na Idade Média a Virgem era retratada com um manto azul, uma ligação com a morte de Jesus Cristo. Na Grécia, a igrejas ortodoxas que tem o teto pintado em azul são dedicadas a Nossa Senhora.
VERMELHO - considerada uma cor quente e estimulante, com um poder de vibração e movimento. Emana um grande poder energético, seja mental ou físico. É uma cor ligada à sedução e a provocações. Sua origem simbólica está na representação do amor divino e na santificação representada pelo Espírito Santo. Na Grécia, as igrejas ortodoxas representadas com tetos vermelhos, são dedicadas ao Espírito Santo, o regenerador. Numa posição contrária, o vermelho, representava a cor infernal na Idade Média.
Cores Secundárias: se formam pela mistura de duas cores primarias. Vermelho + Amarelo = LARANJA:
cor de temperatura quente representa vida, energia jovial, convívio social e extroversão. Tem uma radiação intensa, solar, é uma cor ativa. Associada ao fogo de uma forma sempre positiva. Seu simbolismo está representando o amor divino e a união indissolúvel. Está ligada a atividade infantil, de energia contínua, revigorante e alegre. Azul + Amarelo = VERDE: quanto mais próxima do azul, mais relaxante. É a cor da natureza e, portanto, da fertilidade. É também a representação de esperança e da primavera. Na origem de sua simbologia, representa a água, a regeneração e o renascimento. Para os árabes simboliza a iniciação ao conhecimento divino, a alegria e a juventude. È uma cor ligada à saúde e a tranqüilidade, tem efeito calmante e alivia o estresse.
Vermelho + Azul = ROXO: é uma cor muito calmante, relacionada à intuição e á espiritualidade. Representa a nobreza, a riqueza e a sabedoria. Estimula a área do cérebro para a resolução de problemas e favorece a criatividade. É a cor da identificação com o lado misterioso da vida. É, definitivamente, uma cor ligada ao encantamento, ao sonho. É considerada uma cor predominantemente feminina.
Cores Terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores, como o marrom, que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.
Cores Neutras: As cores neutras têm pouca reflexão, são usadas para complementar uma cor mais viva. Entre as cores neutras podemos citar o branco, o cinza e o marrom. O branco é luz isenta de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza são a mistura do branco com o preto.
Marron: representa a estabilidade, segurança e disciplina. Possui a vitalidade e a força impulsiva do vermelho, só que de forma atenuada pelo preto. É uma cor que transmite uma vitalidade passiva, habitualmente preferida por religiosos e caminhantes. Por isso é que se diz que o marron realça a importância das raízes, do lar e do conjunto social.
Preto: transmite uma sensação de renúncia, entrega, abandono e introspecção. Sua condição de total ausência de cores relaciona-a simbolicamente com a ideia do nada, do vazio. Por isso expressa o espaço infinito, do não ser, Preto e branco são tons extremos que estão ligados ao simbolismo cabalístico do alfa e do ômega, do princípio e do fim. Favorece a auto-análise e permite um conhecimento do indivíduo no seu processo existencial. No Ocidente, é a cor do luto por expressar a eternidade no seu sentido mais profundo: o da não existência.
Branco: é a mistura de todas as cores, representa a luz, a reflexão, o limpo, o puro e a verdade absoluta. Símbolo da regeneração da alma. Remete a inocência e a castidade. É a cor que simboliza a paz em qualquer lugar do mundo.
Cinza: cor neutra e isenta de qualquer capacidade de influenciar o ser humano, é o equilíbrio entre o preto e o branco, exatamente o meio do espectro cromático. Não emite estímulo psicológico. Em qualquer tonalidade que se apresente, não produz nem tensão nem relaxamento
No próximo post vamos falar da aplicação das cores e de como fazer combinações de acordo com nossa intenção no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário