terça-feira, 23 de agosto de 2016

FLID 2016 - Festa Literária de Divinópolis


Divinópolis é terra de Adélia Prado e temos grande orgulho desta escritora maravilhosa.
Adélia Prado marcando presença na 3ª edição da Festa Literária, imagem de divulgação do site oficial da FLID.
Também é terra de tantos outros talentos que vimos surgir ao longo dos anos.
A Guliver Editora, nas pessoas de seus sócios: Daniel Bicalho, Joubert Amaral e Juarez Nogueira apostam em jovens talentos, além de autores já conhecidos.
Na foto a equipe que faz a festa acontecer: Denise Arantes ao lado do marido Daniel Bicalho, Juarez Nogueira e Joubert Amaral. Imagem de Douglas Fernandes para divulgação do site oficial da FLID.
Mas estes meninos são ambiciosos, ousados e determinados e decidiram que o trabalho deles deveria ser coroado com um grande evento que envolvesse não só os autores, mas também o público.
Então, somou-se à arte literária, o teatro, a música, a dança e o que já era bom, virou uma grande festa, a maior e melhor de toda nossa Divinópolis.
Realizada pela Editora Gulliver e a Boutique do Livro, com base na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a FLID propõe-se a criar um espaço de convivência com a literatura. Esta edição, homenageia o popular “Pai de Divinópolis” Pedro X Gontijo.
Fernando Gontijo Camillo não mediu esforços para lançar uma revista com textos à altura deste grande personagem, de enorme importância no desenvolvimento inicial para a história de Divinópolis.
Na imagem, ao lado de Ricardo Welbert do G1, Fernando G. Camillo, exibe boneco do homenageado: Pedro X. Gontijo.
Aproveito a oportunidade para saudar e parabenizar os criadores, organizadores, patrocinadores, colaboradores e à todos que participaram deste encontro que celebra a 'palavra'.
Palavra escrita, cantada e encantada nos livros, nas letras das músicas, no desenrolar das histórias, nos bate-papo dos convidados e nas perguntas dos ávidos ouvidos à espera de 'alimento para alma', segundo nossa poetisa, Adélia 'querida' Prado!
A FLID colocou Divinópolis no circuito nacional de eventos de literatura e já está construindo suas histórias.
Depois do encontro de Cris Guerra e Leila Ferreira, na edição do ano de 2015, nasceu uma bonita amizade e de uma troca de e-mails, resultou um livro que está fazendo grande sucesso.
Elas falaram sobre o livro: 'Que ninguém nos ouça' e comoveram uma platéia que entre lágrimas e risos, se sentiram como em uma conversa de velha e boa amizade.
Imagem do blog DZnho.
Neste ano, o encontro que firmou proposta de livro em parceria foi de: Conceição Evaristo e Daniel Munduruku, é o clima de uma festa tão linda, em que todos se sentem acolhidos e prestigiados, assim nascem parcerias e amizades.
Daniel e Conceição, que dividiram o palco e fizeram a promessa de um livro em dupla, como à exemplo de Cris e Leila. Imagem do blog DZnho.
Com mais de sessenta atrações, os idealizadores tiveram o cuidado de escolher uma programação eclética que agradasse os mais variados gostos e todas as idades.
Vamos mostrar um pouquinho do que vimos lá na Usina Gravatá entre os dias 18 e 21 deste Agosto de 2016:
Na imagem: Pierre André e a Carroça de Histórias.
E tinha criança de toda idade, de 8 a 88, porque a gente volta mesmo no tempo e é uma delícia!
A criançada foi ao delírio no domingo pela manhã e além do lançamento de livros, teve também: O Clown e a Oficina de Tambores (imagem abaixo) e a Trupe Maria Farinha.
Imagem por Denilson Gualberto para o site oficial da FLID.
Outro momento que mexeu com os pequenos foi o papo com Jim Anotsu, que falou sobre o universo de minecraft, o jogo de videogame que os meninos e as meninas também adoram, por que não? Até eu já joguei.
Imagem por DZnho
Na abertura, foi a vez de Fernanda Takai 'em cantar', mas também de se emocionar com a homenagem feita pelo coral Uirapuru Canto Livre, dirigido por Gê Lara e Roberta Machado.
A simpatia de Fernanda Takai pelas lentes de Douglas Fernandes para o site oficial da FLID.
Aqui ao lado de algumas garotas do coral
Não foi só Fernanda Takai que se emocionou com o Uirapuru Canto Livre, com participação de Renato Saldanha ao violão, mas todo o público presente...lindo...lindo!
E chegou a vez dos adolescentes ou melhor dizendo, das adolescentes. Quando Paula Pimenta entrou no palco para o bate-papo, as garotas foram ao delírio.
Na imagem, Juarez Nogueira no bate-papo com Paula Pimenta, registrado por Douglas Fernandes.
Seria injusto com os garotos, se Carlos Ruas não marcasse presença.
Então aí está ele, em uma divertida troca de ideias.
Outro momento delicioso, foi o papo descontraído com os outros rapazes.
Estiveram no palco para o bate-papo, um nordestino arretado, do Crato-região do Cariri- que fugiu da roça e virou um dos meninos do GNT. Ele mesmo, Xico Sá, uma figura ímpar.
Na imagem, Xico Sá autografando livros no espaço aberto da FLID.
E fazendo selfie com Welber Skaull, que lançou álbum de figurinhas contando um pouco da história de nossa 'Terra do Divino'.
Olha o álbum aí!!!
Outro papo leve e cheio de boas risadas foi com Fabrício Carpinejar, gaúcho tchê, garoto tri legal.
Na imagem do blog DZnho, Carpinejar ao lado de Juarez nogueira, mediador dos bate-papos e curador da FLID.
Não poderíamos deixar de contar que houve o relançamento do jornal 'Vossa Senhoria'.
E vamos encerrando com um músico da terra, Túlio Mourão, um ex mutante, se é que um mutante pode ser ex...será?
Aqui com Chico Amaral e Márcio Borges, cantando e contando histórias sobre o Clube da Esquina.
É claro que teve muito mais, mas...impossível contar tudo.
Posso dizer, que foi tudo tão bom, tão lindo e tão bem cuidado. Quero mais uma vez, cumprimentar aos donos da festa: o público e os criadores e organizadores do evento: Daniel e Denise Bicalho, Joubert Amaral e Juarez Nogueira, você arrasaram!
Adorei encontrar tantos amigos e conhecer pessoas novas e quero convidar a todos para fazer parte desta festa no próximo ano, Divinópolis fica em Minas Gerais, próximo a capital-Belo Horizonte.
Deixo o registro de minha presença, junto de Sônia Terra, do Jornal Agora, um dos apoiadores desta festa e aí está toda a programação para você conferir.
Se quiser ver mais, e eu recomendo que veja, acesse a FLID- Festa Literária de Divinópolis, pelo facebook.
Te vejo na próxima FLID?
Na imagem, Cláudia Amaral-Blog DZnho e Sônia Terra-Jornal Agora.

4 comentários:

  1. Obrigado, Cláudia, pelo carinho de sempre e, agora, por seu olhar amoroso na 3a FLID - Festa Literária de Divinópolis. É uma honra recebê-la na FLID. Volte sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo querido e de uma longa data...melhor a gente não fazer contas...você não imagina como me senti orgulhosa, de você, da cidade, de seus parceiros neste evento. Somos nós todos, quem devemos lhes agradecer. Este é um daqueles momentos que renovam minhas esperanças, beijos!

      Excluir
  2. Obrigado pelo carinho... Obrigado de coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo sucesso à você, em seu projeto e a todos os envolvidos neste evento maravilhoso, abraços!

      Excluir