sábado, 19 de setembro de 2015

Niemeyer...simples assim!


Chegar a simplicidade não é tão simples, ou talvez seja absurdamente simples, a ponto de a simplicidade não se apresentar claramente aos desavisados.
Repeti propositalmente a palavra que na minha opinião define Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho , SIMPLICIDADE!
Sua maneira de ver e viver o mundo e a vida, tão simples que para ser alcançada é preciso se desprender de tudo que é nada e que não tenha significância, importância e valor real.
Esta semana, um acontecimento na família nos levou a repensar o sentido da vida.
O que realmente importa e vale a pena?
A morte pode nos salvar. Na eminência de deixar a vida e as pessoas que amamos, repensamos e encontramos chance de resignificar nosso modo de lidar com a existência.
Niemeyer tinha esta consciência todo o tempo e ela está implícita na simplicidade de seus traços, uma elegância pura, sem excessos, sem firulas.
Antes que vocês prossigam, sugiro que assistam aos filmes no link abaixo, conhecer as obras de Niemeyer, sem conhece-lo, é como comer torta de morango, sem admirar a beleza da fruta, sem sentir seu cheiro e comer antes o seu vermelho.
https://youtu.be/Vg7SLVHfpM4
E aqui encerro minhas palavras e passo a palavra a ele.
OSCAR NIEMEYER E SUA OBRA POR ELE MESMO.
“A vida é um instante, diante do universo somos quase nada, por isso as coisas precisam ser mais simples.”
Igreja da Pampulha - Belo Horizonte, Minas Gerais (parte do conjunto arquitetônico da Lagoa da Pampulha).
Catedral de Brasilia.
Interior da Catedral de Brasilia.
“Eu reduzo o apoio e a arquitetura se faz generosa.”
Interior do Palácio da Alvorada - Brasilia , Distrito Federal.
Museu de Arte Contemporânea de Niterói - Rio de Janeiro.
Museu de Curitiba - Paraná.
“Aos 10 anos de idade eu fazia desenhos no ar, usando o dedo e ia modificando até que ficasse perfeito, como se eu estivesse vendo o desenho.”
Desenho das colunas de sustentação dos Palácios da Alvorada e do Planalto, em Brasilia, Distrito Federal.
Construção do Palácio da Alvorada.
Palácio da Alvorada, Brasilia - Distrito Federal.
Construção do Palácio do Planalto.
Palácio do Planalto - Brasilia, Distrito Federal.
“Le Corbusier me disse uma vez: ‘-Oscar, você tem as montanhas do Brasil dentro dos olhos.’ Então me lembrei de André Malraux, que dizia que tinha um museu particular, onde ele guardava tudo que tinha visto e amado na vida.’ Então eu digo, que tenho 'um' dentro de mim que é mais sacana que eu, que tem ideias absurdas e desejos impossíveis de realizar, e ele gosta de curvas, de mulheres e é este, que é mais sacana, que me leva para a arquitetura para as coisas mais fascinantes.”
Casa das Canoas, construída em 1951, para sua residência.
Maquete Casa das Canoas.
“O que eu faço é muito simples, eu uso o concreto na sua plenitude.”
Oca - Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Detalhe entrada Oca.
Congresso Nacional em Brasilia - Distrito Federal.
Teatro Popular Oscar Niemeyer.
“A curva existe e é a solução natural para os problemas estruturais, fazer uma viga de cem metros é pura besteira.”
Detalhe da Fachada do Edifício na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Fachada do Edifício na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Casa do Baile em Belo Horizonte, Minas Gerais.(parte do conjunto arquitetônico da Lagoa da Pampulha).
“O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo de Einstein.”
Detalhe Fachada do Edifício na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Residência de Edmundo Cavanelas em Petrópolis, no Rio de Janeiro.
A escultura de Ceschiatti, 'Mulher Deitada', originalmente foi colocada de frente para a piscina, mas depois foi rotacionada com a face voltada para a casa. Os jardins tem projeto de Burle Marx.
“Brasília foi uma aventura. Uma cidade no meio do nada. Andamos com capim até os joelhos procurando o melhor lugar para o Palácio da Alvorada. Tudo era distante, e a cidade estava longe de tudo, não haviam estradas e nenhuma outra coisa, tivemos que construir tudo dentro de três anos.”
Palácio da Alvorada.
Detalhe do Congresso Nacional.
Congresso Nacional Brasileiro.
Interior do Palácio da Alvorada.
Palácio do Itamaraty.
Praça dos Três Poderes.
Supremo Tribunal Federal.
“Arquitetura é imaginação, não canso de pensar um desenho até que ele me cause espanto e emoção.”
Cidade Administrativa em Belo Horizonte - Minas Gerais.
Palácio Tiradentes - parte da Cidade Administrativa - Bhte.
Centro Cultural Internacional em Avilés -Astúrias (Espanha).
Oscar Niemeyer e a maquete do Centro Cultural Internacional em Avilés.
Eu me despeço com a satisfação de ter realizado um conjunto de matérias sobre o Modernismo, a Bauhaus, a influência cultural deste movimento arquitetônico e artístico entre grande nomes da Arquitetura em todo o mundo e encerro com a imagem que assina a matéria em grandioso estilo, o Teaser do Teatro Popular Oscar Niemeyer.

5 comentários:

  1. O projeto do "Memorial Tiradentes", que ainda não saiu do papel, na Fazenda do Pombal, também é do grande Niemeyer com a colaboração do arquiteto, seu professor, Celso Leão! Adoro seu blog! Sônia Hallak

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    1. Querida Sônia, que bom ter sua companhia no blog, também já fui sua leitora, no Jornal 'Aqui Pra Nós'. Meu professor, Celso Leão, assim como outros mestres, serão inesquecíveis e terei para com eles, uma dívida eterna, pois foram além do ofício de ensinar, eles conseguiram me provocar e procurar sempre um caminho além do óbvio. É uma pena saber que existem projetos de tanto talento engavetados por aí, verdadeiros tesouros, torço para que alguém de visão e coragem tome uma atitude inteligente quanto a este fato. Um abraço e muito obrigada pela sua presença aqui e pelo seu carinho.

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  2. Quando eu digo seu professor me refiro a você Cláudia Amara! Se todos os profissionais pensassem como Niemeye ao terminar um trabalho somente após a sua plenitude de satisfação interior, todos seriam brilhantes em suas escolhas profissional!

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    1. Sim, Celso será sempre lembrado por mim com grande respeito e admiração, e ele concordaria com o que você disse acima, ele tinha uma visão bem parecida com Niemeyer, quando este diz que a arquitetura precisa provocar emoção. Antes de concluir o projeto, Oscar escrevia um texto explicativo sobre ele e se o texto não conseguisse passar sentimentos, ele voltava ao desenho até que um e outro estivessem surpreendentes. Celso e eu tivemos um início de relação complicada, custei para entender sua intenção de me provocar, de extrair a surpresa e o inusitado. Quando propus um projeto de uma biblioteca itinerante, dentro de um vagão de trem que percorresse todo o país, aproveitando nossa extensa malha ferroviária, ele se declarou e fizemos as pazes...risos...o que será que ele diria sobre este blog??? Saudades!

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  3. Certamente ele está aplaudindo você, dizendo : " eu não errei no projeto Cláudia Amaral! " Uma bela segunda feira, com nossa saudade!

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