quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Mesas decoradas para o Natal


Adoro Natal, tenho boas lembranças da casa de minha avó com os tios e primos reunidos.
Algumas pessoas acham uma época triste, porque se lembram dos entes queridos, que já não estão por aqui. Também tenho saudades de meus avós, mas prefiro conservar o lado alegre e divertido dos encontros com a família e amigos.
A festa para mim começa nos preparativos, na decoração da casa, na montagem da árvore e na preparação da mesa para a ceia.
Não existem regras específicas para determinar o que é certo ou errado, mas temos algumas dicas que podem orientá-los.
CORES
As cores tradicionais que remetem ao Natal são: vermelho, verde e dourado. Mas quem disse que não podemos ousar ou quebrar tradições?
Se forem combinar cores diferentes escolham uma única cor em seus vários tons ou uma cor acompanhada de dourado ou prata.
O branco também é uma opção e podemos ainda escolher os tons naturais com materiais bem originais, como palha, sisal e cordões.
TOALHAS E APARELHOS DE JANTAR
A escolha da toalha de jantar depende do jogo de louças. Se a toalha tem estampas e motivos natalinos, a opção das louças é por cores lisas, que combinem com os tons da toalha.
Se a toalha de mesa é lisa, então a louça pode ser decorada.
Os jogos americanos e passadeiras em xadrez, por exemplo, podem ser usados se entrarem formando um composê com a tolha ou com a louça.
As taças vermelhas e itens dourados formam composições perfeitas para o clima de Natal, mas se a mesa já estiver muito decorada, façam opção pelas incolores e transparentes.
ADORNOS
Usar os adornos de Natal, como bolas, miniaturas de árvores ou de Papai Noel, dá um ar bem original à mesa.
Imaginem uma linha central com vários pinheirinhos enfileirados, em alturas diferentes...
Acessórios como: velas, anjos, pinhas, luzes e fitas conferem elegância à mesa. Arranjos de frutas e flores também ajudam a ornamentação.
Só tomem cuidado com a altura dos arranjos, para evitar atrapalhar a conversa entre os convidados. E sobre as velas, evite as aromáticas para não interferir no aroma dos pratos servidos na ceia.
Não hesitem em utilizar o que vocês já têm guardado de outros Natais, mas tentem adaptar algo original e pessoal à decoração.
Se houverem crianças, esqueçam tudo e soltem seu lado lúdico, misturem guloseimas com brinquedos, todas as cores e sabores, porque neste caso, vale tudo!
Agora o mais importante: Certifiquem-se de que todos que estão à mesa sejam recebidos com o amor e a atenção especial que merecem. Uma casa e uma mesa bonita são importantes, mas o que vale mesmo são as boas relações e as doces lembranças que guardamos destes encontros.
Boas festas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário