sábado, 18 de março de 2017

Dê asas à imaginação!


Não é segredo para quem frequenta o 'DZnho', a proximidade que coloco entre a arte, arquitetura e psicanálise. É comum que eu faça comparações, uso de termos psicanalíticos e de vez em quando, umas viagens (risos).
Ao me deparar com a imagem acima, não pude deixar de pensar nos signos, com os significados e significantes de Lacan.
Me dei conta de como a psicanálise é uma referencia extremamente interessante, para analisarmos as ligações e vínculos com estas imagens que nos capturam e também com as que produzimos, artisticamente.
Se pensarmos o design e a arquitetura como uma expressão da linguagem inconsciente, veremos quanto de nossas amnésis e afetos estão presentes em cada traço de nosso desenho.
A psicanálise pode ser uma via interessante para se pensar o design e o design pode ser uma canal riquíssimo para produzir análise. (Viajei novamente)
Hoje você é meu convidado para esta viagem.
Ao que te remete esta imagem?
Localizada na Fazenda Bosjes, no município de Witzenberg, província de Western Cape -África do Sul- a concepção arquitetônica de 'Steyn Studio', com sede em Londres em conjunto com a empresa de arquitetura local 'TV3 Arquitetos', deu vida a uma capela singular.
O telhado de ferro fundido branco, ondula em arcos parabólicos e hiperbólicos.
Além do telhado maciço, inspirado na arquitetura holandesa do Cabo, outra característica surpreendente são as paredes em vidros transparentes com estruturas tão integradas ao desenho, que o telhado parece flutuar.
A paisagem circundante das Montanhas Waaihoek, em meio a vinhas e um pomar de romã, bem como um espelho d'água com uma passarela central indicando o caminho para a entrada, reforçam a ideia de que a estrutura dança no ar.
A proposta da capela é para ser um espaço aberto, convidativo, sem deixar que a intimidade se perca no vale e nas montanhas.
Me despeço com o desejo de que as imagens acima tenham despertado em vocês, tão boas vibrações, quanto as que eu pude sentir.
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário