A diversidade do país, sua mistura de raças, sua receptividade a todo o povo que migrou de outros lugares, fez deste território um lugar ímpar. Não há outro país tão rico em cultura e costumes como o nosso.
Grupo de arquitetas mineiras em visita a Casa Cor de Santa Catarina.
É fácil perceber que cada estado tem suas particularidades no sotaque, nos costumes e na culinária, muitas vezes parece haver outros idiomas no 'português' falado aqui.
Estas diferenças podem ser percebidas também na forma como cada estado projeta seus ambientes, decora suas casas, lojas e escritórios.
A CASA COR, (mostra de arquitetura, design e paisagismo) completou em 2016, 30 anos de eventos pelo país e desde a primeira edição, em São Paulo,
acompanhamos o trabalho dos profissionais por estes estados.
O eixo, Rio/ São Paulo/ Minas, com maior frequência visitamos pessoalmente e eventualmente outros estados mais distantes de nossa, Belo Horizonte.
Este ano estivemos em Santa Catarina, na companhia da arquiteta e designer mineira: Larissa Leão, que se mudou para Florianópolis e foi nossa cicerone pela linda ilha.
Eu, Cláudia Amaral ao lado de minha anfitriã, Larissa Leão.
Vamos fazer um resumo dos estados e começamos por aqui:
SANTA CATARINA - Os catarinenses são clássicos e a influência europeia está culturalmente enraizada em tudo. Mesmo nos ambientes mais contemporâneos é fácil perceber detalhes do classicismo renascentista, que desmembrou-se em dois movimentos diferentes: o maneirismo e o barroco. A arte barroca elevou a Renascença para um novo patamar na busca pela beleza. Talvez esta seja a melhor definição para a mostra em SC, a busca pelo belo.
Varanda do historiador - Rose Campos e Marco Antônio Medeiros
Sala de Jantar - Anna Maya e Anderson Schussler
Casa Funcional Mels Brushes - Marisa Lebarbenchon e Artur Rabello
Quarto Hostel - Estela Cislaghi
Sala dos Poemas Oswaldo Cabral - Juliana Pippi.
Cozinha do Anfitrião - Mariana Pesca
RIO GRANDE DO SUL - Mais sóbrio e com ares aristocráticos, o gaúcho parece mais reservado que o restante do Brasil. Os tons escuros além de elegância, demonstram que há uma certa formalidade na maneira de viver e conviver. A presença da madeira além de aconchegar, demonstra a solidez com que este povo constrói a casa e a vida em família. Tradicionalista e elegante seria uma boa definição.
Living - Francisco Humberto Franck
Estar Ar Deco - Ana Hnszel e Marcelo Polido
Life Escape - Rafael Kroth
Chef’s Table - Cristina da Luz, Daniel Schon e Juarez Cruz
Estar do Jardim de Inverno - Johnny Thomsen e Paula Schwartz
Refúgio da Arquiteta - Andréa Magalhães
PARANÁ - O último estado para fechar o bloco do Sul do país está mais próximo da região Sudeste, mais precisamente de São Paulo, a porta de entrada do país e isto sem dúvida, tem muita influência sobre o povo paranaense. É perceptível a presença de cores mais claras e vivas e a abertura para o exterior, com a presença do verde na maioria dos ambientes e uma predisposição ao novo. A imagem abaixo traduz e resume da melhor maneira, o que eu gostaria de dizer. Também não poderia deixar de ressaltar a generosidade dos espaços, sempre amplos e com pé direito (altura) maior do que o que de costume.
Bilheteria e Galeria de Entrada - Cynthia Karas
Biblioteca - Janaina Macedo
Estar com Adega - Maria Alice Crippa e Gustavo Assis
Sala Comercial - Denise Pereira Bazzo e Janaina Bazzo
Café - Viviane Tabalipa
Resto Bar - Renata da Rosa Sguario
Desta forma, encerramos a Região Sul do Brasil e como estamos fazendo um resumo, não publicamos todos os ambientes e nem mencionamos todos os profissionais.
Pedimos desculpas por isso e esclarecemos que os ambientes aqui registrados não passaram por nenhum critério de escolha, que não fosse retratar nossas impressões gerais sobre cada parte do país.
Teremos sempre muito prazer em mostrar o trabalho de todos e esperamos por esta oportunidade.
Informamos que as imagens são de divulgação do site oficial de Casa Cor e lá vocês poderão ver todos as mostras completas, segue o endereço: casacor.abril.com.br
Agradecemos pela presença e esperamos por vocês na próxima publicação, que irá apresentar um resumo sobre a região Sudeste.
Me despeço com a imagem do grupo de arquitetos mineiros que visitaram a Casa Cor em Florianópolis - SC.
Foto gentilmente cedida pelo arquiteto, Gustavo Viana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário