sábado, 19 de novembro de 2016

Área externa - varandas em apartamentos


Esta matéria é uma continuação de nosso assunto da semana passada, onde falamos sobre áreas externas em residências.
Mas se fosse você, daria uma 'olhadela' na página anterior e uma conferida na nossa matéria que tem o título: "A liberdade é azul", de 15/08/2015.
É que nela estão as dicas sobre piscinas, a vedete da área de lazer, para onde se voltam todas as atenções.
Então vamos às nossas deliciosas e lindas varandas, porque mesmo morando em apartamentos, é possível um encontro com o exterior e com a natureza.
O bem estar que sentimos ao mirar o horizonte ou admirar o por do sol é determinante na escolha de um imóvel.
Fazer destes pequenos espaços um lugar agradável para curtir a casa é um desejo unânime, então vamos fazer algumas considerações:
Se você pretende fechar sua varanda com um vidro para proteger móveis e estofados, é bom que se certifique que não há nenhum impedimento quanto às regras do seu edifício.
E se ela vai permanecer aberta, é necessário um cuidado na escolha das peças que poderão sofrer ação das intempéries, como sol, chuva, sereno e maresia, se você estiver próximo ao mar.
A madeira é um material acústico e atérmico, além de trazer aconchego ao ambiente, mas é imprescindível que seja apropriada para permanecer em área externa e precisa de cuidados periódicos.
O ideal é que seja alguma entre as da lista a seguir: abiurana, angelim-vermelho, cumaru, jataipeba, louro-canela, maçaranduba, maparajuba, muiracatiara-rajada, muirapixuna, pau-santo ou preciosa.
(Todas estas espécies são tropicais e nativas no Brasil e segundo o engenheiro florestal e coordenador do estudo do Serviço Florestal Brasileiro - Alencar Garlet - a escolha correta evita o desperdício e o impacto ambiental caso fosse usada uma madeira menos resistente, que apodreceria rapidamente e precisaria ser trocada.)
Mesmo a madeira sendo adequada, é importante não deixar os estofados expostos à umidade, porque mesmo o tecido sendo resistente, a espuma provavelmente apodrecerá se molhar.
Os móveis de fibras sintéticas com estrutura em alumínio e pintura eletrostática são boas opções, oferecendo mais durabilidade.
Seu desejo inclui uma área gourmet com churrasqueira e o projeto da construtora não previu originalmente? Você precisará de autorização por escrito do síndico ou representante legal dos demais moradores do edifício, principalmente se ela alterar a fachada do edifício.
Prefira uma parede onde ela fique menos visível e mais acomodada, junto a uma bancada e um bojo de pia, para você não ter o incomodo de ter que se deslocar todo o tempo até a cozinha para o preparo dos pratos.
A não ser que a cozinha seja bem pertinho...
O bom senso na hora de colocar assentos ajuda, mas também tenha cuidado para que não fique desconfortável a circulação das pessoas.
Os bancos costumam ocupar menos espaço.
Não sendo possível a colocação de peças fixas, opte por peças móveis, como esta lareira.
Havendo espaço, capriche na escolha de um mobiliário bem confortável, privilegie o aconchego e crie um cantinho gostoso para você ler um livro, ouvir música, namorar ou relaxar.
O importante é que fique a sua cara, com seu estilo e tenha flores ou folhagens, para não parecer árido demais.
Luminárias de pé, abajur, lanternas decorativas ou mesmo uma iluminação embutida dão um charme todo especial a qualquer ambiente e favorece um clima mais intimista.
Velas são sempre românticas e flores também!
Então, comece a planejar uma modificação naquele espaço que você tem em sua varanda, nós vamos deixar uma imagem para sua imaginação fluir...pode sonhar à vontade, ainda não pagamos por isto...por enquanto.
Quem não gostaria de uma varanda com esta vista?
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário