Na pré-história, durante o período Paleolítico, os homens eram nômades.
Se deslocavam constantemente de um local para outro e as moradias eram provisórias, como cavernas e vãos entre rochas.
Construíam pequenas choupanas, fabricadas com galhos de árvores e cobertas com folhas, para se protegerem do frio e da chuva. As habitações eram rudimentares e usadas por curtos períodos de tempo.
De lá pra cá, as coisas mudaram consideravelmente, hoje as casas precisam oferecer além da proteção contra as intempéries, uma segurança contra a violência das ruas.
Mas não dá para ficar trancado entre quatro paredes, a necessidade de um espaço ao ar livre é ancestral.
O contato com o mundo exterior, a sensação de estar aberto ao inesperado, ao novo, ao inusitado, é natural no homem...tudo isto se confirma quando olhamos ao longe, para o céu ou para a linha do horizonte...nossa ponte de ligação com o Universo.
Por isto, é tão confortável e agradável o contato com a natureza, mesmo estando dentro de casa ou apartamentos.
Como o assunto é extenso e nossa proposta é de matérias mais curtas, vamos dividi-la em partes.
Vamos começar por áreas externas em residências, lembrando que existe um princípio básico e importante para qualquer início de projeto - atender as necessidades e 'desejos' dos moradores.
Não teria nenhum sentido fazer uma área externa com uma cozinha gourmet para quem não aprecia cozinhar para a família e amigos.
Mas se seu sonho sempre foi ser um 'cheff' de cozinha e faz deste, um 'hobby' para o fim de semana, seguem algumas dicas:
Não deixe a área de trabalho tão distante da área de lazer, você corre o risco de ficar cozinhando sozinho e isolado do restante do grupo e ainda terá que levar o churrasco até seus convidados.
Quando houver piscina, é importante que ela não fique tão distante.
É necessário a presença de mobiliário que traga conforto não só para a área da mesa, mas também para um pequeno estar com sofás e poltronas.
Não se esqueça de uma aparelhagem para tv e som.
Para a distribuição dos equipamentos da área gastronômica, o correto é dividir em três pontos de atenção, ou seja, uma região com elementos 'quentes', para a churrasqueira, fogão e forno.
Uma área que denominamos de 'molhada', onde se localizam os bojos de pias. E finalmente, o setor dos'frios', onde estão geladeira e freezer.
É importante que haja uma bancada para preparação dos alimentos entre a área quente e a molhada e também um apoio para a retirada de alimentos ou bebidas próxima da área fria.
Quando não houver piscina e seu espaço for mais compacto, você poderá optar por uma churrasqueira e uma pia que podem ficar embutidas durante os dias que você não quiser usá-las.
Na imagem acima, a porta de correr em madeira quando fechada, esconde totalmente a bancada com os equipamentos.
Você pode simplesmente ter uma área de estar ao ar livre e sendo assim é bom redobrar atenção ao mobiliário escolhido para que tenha resistência ao tempo. Ficar exposto ao sol, mesmo estando coberto da chuva pode danificar tecidos e estrutura dos móveis.
Se houver madeira exposta, certifique-se de que
a mesma é apropriada para resistir às ações de sol, chuva, maresia e orvalho, como o 'Cumaru', por exemplo.
Sua opção pode ser por uma biblioteca, academia, oficina ou atelier, depende de como gosta de passar suas horas livres, o que conta mesmo é criar um oásis pessoal, dando um toque de charme e elegância ao quintal de sua casa.
Foi o que fez a artista, Mônica Cintra, que trabalha com peças em madeira.
Por falar em madeira, você pode usar este material que é atérmico em pisos e pergolados.
Aqui dá pra relaxar, praticar yôga, meditação ou simplesmente tirar um cochilo.
As pérgolas podem ser outros materiais, como o aço corten com cortes a laser.
Só não vale esquecer dois pontos importantes em qualquer que seja sua escolha: o paisagismo, que traz o verde para dar vida e alegria a qualquer cantinho.
Mesmo com espaço reduzido, você pode usar as paredes para um jardim vertical.
Não esqueça a iluminação, que faz a segurança e dá um up-grade em todo projeto de decoração e paisagismo.
Gostou das dicas?
Aguarde a continuação na próxima semana, até lá!