sábado, 26 de março de 2016

Uma marca, um projeto - A MARCA DE UM PROJETO!


Todo apaixonado pelo que faz, vibra com seu trabalho.
Evento da Bombaim Sapphire em Barcelona, Espanha.
O orgulho pelo reconhecimento, os prêmios, a fama e o dinheiro são secundários para o criador.
'Cria a dor'...lá vem a psicanálise (risos), é intrínseco, já não controlo esta parte em mim, mas vamos prosseguir com a dor da criação.
Existem muitas dores vivenciadas no processo da criação, como a dor de conceber, uma analogia ao parto. O criador gesta e este processo o acompanha nas vinte e quatro horas e durante longos dias e noites. Quem trabalha com criatividade e inspirações sabe que existe alegria, mas existe dor, como na gestação de uma nova vida.
As inseguranças, incertezas e contra-tempos fazem parte desta experiência. Lidar com tudo isto requer maturidade e paciência, nem sempre o nascimento vem no tempo certo. Existem prematuras ideias com problemas de deformações e há ideias que se arrastam em demasiada e complicada formação, causando atrasos e gerando ansiedade.
Existe um tempo adequado para gerir um projeto, apresentar uma ideia e colocá-la em prática.
Estudo para projeto de um pub da marca.
Existem um grande número de pessoas envolvidas em todos estes processos, o que pode ser positivo ou não, dependendo da maneira como se comportam os envolvidos na fase de criação e nas frentes de execução.
Um projeto quando envolve uma grande marca, não é tão simples, mas pode ser fascinante.
Apresentação em 3d, de ambientações da marca.
Vamos falar da dor de dividir 'o filho'- o projeto concebido, com outros profissionais, como por exemplo - a equipe que fará a concepção da marca e sua introdução no mercado. Aí entra a maturidade, o bom senso, a entrega e podemos resumir tudo isso em uma única palavra: parceria.
Uma boa parceria entra para somar, cada um dando o seu melhor, respeitando os limites de cada área de atuação e dividindo as glórias, mas também, os entraves.
E quando isto flui tranquilamente, a derradeira dor é aplacada com maior rapidez e por isto se torna suportável. A conclusão do trabalho é como, quando você aprende e confia no que foi realizado e assim, deixa o filho seguir o caminho sem angústias. Não é uma entrega fácil,mas é necessária.
E que venha o próximo...
Na última matéria, mostramos o projeto da revitalização de um parque industrial com quarenta prédios, que passou por uma reforma, transformando uma fábrica de papel moeda em uma destilaria de gim, perto de Londres.
Imagem da destilaria em evento aberto a convidados.
É um lugar maravilhosamente relaxante, livre do barulho que você pode esperar de uma fábrica (destilaria). Ao longo do caminho, você pode apreciar jardins e o curso do rio, há bancos espalhados para dar-lhe um maior tempo e conforto para saborear a experiência de uma visita às instalações de Bombay Sapphire. Mas se você preferir, você pode reservar uma visita guiada.
Enquanto você não decide se irá, daremos uma ideia do que você encontrará por lá. Faça uma visita virtual clicando no link abaixo.
Visita Virtual à destilaria Bombay Sapphire
Além da destilaria (fábrica), qualquer espaço que tenha a marca deste produto, terá também um grande trabalho desenvolvido em equipe. Para trabalhar para grande marcas, os profissionais precisam aprender sobre doação, entrega e desprendimento. A inteiração entre os designers quanto mais genuína, mais frutos produzirá, mais divertido e leve será.
Detalhe de um display com garrafas, para lojas.
De pequenos display em lojas de conveniências até em barracas de rua, denominadas aqui: Oasis Bar, tudo é pensado e estudado numa integração de áreas que envolvem arquitetos, designers de interiores, light designers, design gráfico, equipes de marketing e por aí afora...é muita gente pensando e criando juntas e isto pode ser maravilhoso.
Se não for, o resultado tem que mostrar que foi. Assim sendo, é melhor que seja...rs.
Oasis Bar
O nome do produto, e a subsequente escolha de cor para a garrafa de vidro foi inspirado na safira com a estrela gema de 182 quilates de Bombaim, encontrada no Sri Lanka e dada a Mary Pickford - estrela do cinema mudo, por seu marido , Douglas Fairbanks.
A cor azul é fria, apresenta uma imagem de frescor, de leveza, de fluidez e de serenidade. Tirar partido do luxo que a pedra significa, de seu brilho e sua cor é tarefa de toda a equipe que é responsável pela identidade da marca.
A garrafa é feita de um vidro azul impressionante, que, quando iluminado de maneira apropriada, pode dar a impressão de que o líquido é brilhante.
E isto estará presente em cada pequena gôndola, um trabalho de marketing eficiente.
A marca também produziu a taça que se destina a fornecer uma dimensão extra à experiência de beber gim com tonica. A teoria é que, o formato do vidro garante o aroma das ervas por mais tempo. Estima-se que 95% do sabor vem do que se pode sentir no cheiro.
Decoração urbana no entorno do lugar próximo a evento da marca, com uma réplica superdimensionada da taça que foi desenvolvida pela Bombay Sapphire.
Não importa o estilo do evento ou do local, em qualquer um deles, a apresentação do produto será luxuosa e exuberante, é a identidade da marca.
Do projeto...
Até sua implantação, tudo será minuciosamente trabalhado por várias equipes atuando simultaneamente.
De cada espaço projetado dentro da fábrica, para destilar a bebida...
Tanques de infusão da destilaria
Vidros e utensílios usados no preparo das adições de ervas.
Até sua apresentação para os visitantes...
Instalações da destilaria aberta aos visitantes
Passando por eventos itinerantes...
Em construções com estilo de época...
Ou em eventos na areia da praia...
Cercado pela elegância dos lounges...
Ou animado pelos sons das baladas...
Em várias partes do mundo...
Em qualquer idioma...
Em maior ou menor inteiração com a tecnologia...
Dentro de um conceito mais atual...
Ou mantendo as tradições...
E os pormenores de cada lugar do mundo...
Em grandes galerias...
Galeria em Berlim
Em boutiques...
Ou em lojas nos aeroportos...
Por onde você ver esta marca, lá estará também o registro do trabalho de criação de uma dedicada equipe envolvendo muitos profissionais das mais variadas áreas, mas todos com um único objetivo, fazer o seu melhor!
Acho que ninguém duvidaria disso...
Lustre de Swarovski (4,5 m de comprimento), desenhado por Yves Béhar, instalado no Aeroporto JFK - New York.
Bombay Sapphire é apreciado em mais de 120 países e considerado de alta qualidade. Com um preço de varejo de cerca de £ 20, a garrafa, continua a ser uma das linhas mais vendidos pelo distribuidor da Bacardi.
Nossa logo vestiu azul em homenagem aos profissionais do marketing e publicidade da marca.

sábado, 19 de março de 2016

Revitalização - Destilaria de Gim, Bombay Sapphire.


A antiga fábrica de papel perto da aldeia de Laverstoke, no campo Hampshire, compõe um cenário idílico para a maior e mais importante destilaria produtora de gim, Bombay Sapphire.
O estúdio de Thomas Heatherwick, foi o responsável pela solução que combinou com sensibilidade, a restauração e conservação do antigo parque industrial com a as alterações necessárias para o funcionamento da nova empresa.
O terreno foi adquirido em 1718, por Henry Portal, que implantou a fábrica de papel moeda. Durante dois séculos, um complexo industrial que incluía, além do edifício principal do moinho, a casa do proprietário e as casas dos trabalhadores, foi se ampliando de forma desordenada.
Fotografia: Iwan Baan
Mais de quarenta edifícios, tornou confuso e desafiador, a reforma que previa uma restauração e as futuras instalações de forma adequada, para o funcionamento da nova atividade do campo industrial. O rio que atravessa o local tinha sido reduzido e estava escondido dentro de um canal de concreto íngreme, quase impossível de ser percebido.
Fotografia: Iwan Baan
Foram restaurados vinte e três, dos quarenta edifícios existentes, incluindo a casa do proprietário, a casa de campo dos trabalhadores e o edifício principal do moinho.
Fotografia: Iwan Baan
O rio que foi alargado e liberto de algumas construções recentes às suas margens, foi escolhido como ponto central, em torno do qual tudo se organizaria.
Fotografia: Iwan Baan
O processo de destilação autêntico seria mais interessante e memorável, como experiência para um visitante do que qualquer visita simulada. Esta técnica de produção, é diferente das utilizadas por outros destiladores de gim, é realizada em conformidade com uma receita concebida em 1761 e envolve infundir o gim com os vapores de dez ervas e especiarias tropicais e mediterrâneas.
Fotografia: Iwan Baan
O estúdio desenvolveu a ideia de construir duas estufas botânicas entrelaçadas com um pátio central, um tropical e outro mediterrâneo, para abrigar e cultivar as dez espécies de plantas que dão ao gim Bombay Sapphire sua particularidade.
Fotografia: Iwan Baan
Foram quatro ano de reformas. Em sua totalidade, as estufas são feitas de mais de dez mil componentes por medida, com oitocentos e noventa e três peças de forma bidimensional em vidro curvo e de muitas armações de aço inoxidável com acabamento em bronze.
Fotografia: Iwan Baan
A destilaria foi aberto ao público no Outono de 2014 e seu projeto mereceu a classificação de nível "Extraordinário", concedida aos edifícios pela 'BREEAM', o principal método de avaliação ambiental do mundo e mais amplamente utilizado para edifícios.
Estabelece o padrão para melhores práticas em projetos sustentáveis e tornou-se a medida usada para descrever o desempenho ambiental de um edifício. Para conceder essa certificação de fase de projeto, avalia-se o projeto utilizando-se um sistema de medidas ambientais em itens como gerenciamento, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, uso da terra e ecologia, poluição e inovação.
Fotografia: Iwan Baan
Eu, de minha parte, achei este projeto visceral, como se tudo estivesse jorrando das entranhas de uma dimensão e um tempo diferentes, algo surreal!
Fotografia: Iwan Baan
Fotografia: Hufton e Crow
E porque não dizer simplesmente, Fantástico!?!
Fotografia: Iwan Baan
Eu achei e você?
Então vamos brindar ao bom gosto!