sábado, 13 de fevereiro de 2016

"Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós!"


Não imagino nenhuma sensação maior do que a de liberdade, ao me deparar com as casas abertas ao exterior, através dos vidros de suas fachadas!
Nesta onda virtual onde as pessoas se aproximam e se expõe através das redes sociais, parece crescente a adesão às casas mais abertas.
E parece antagônica a sensação de liberdade, quando o outro pode olhar dentro da minha intimidade. Mas é que esta é mesmo uma moeda de duas faces, eu também me sinto mais livre, quando posso olhar para fora me sentindo protegida pelas paredes do meu ninho.
Ousadia e liberdade, são sensações para quem quer experimentar o mundo com todos os seus encantos, isto é certo.
Em 1951, quando Mies van der Rohe projetou a casa Farnsworth, houve uma série de polêmica em torno da habitação em questão, de processo por parte da cliente até uma denúncia feito por Frank Lloyd Wright, alegando que os "modernistas estavam próximos dos comunistas em sua visão mecânica das necessidades humanas" e eram defensores de um "minimalismo conformista".
Fato é que esta casa se tornou um dos projetos mais famosos de todo o mundo e eu mesma adoraria ter uma dessas com uma vista privilegiada pra algum lugar paradisíaco.
A casa de vidro ou 'caixa de cristal', como ficou conhecida não agradou a Sra. Farnsworth, que alegou que ela era inabitável, por ser tão aberta visualmente.
(Leia mais sobre Mies van der Rohe na nossa matéria de 29 de Agosto de 2015 - 'Da Bauhaus ao nosso caos.')
Inaugurada dois anos antes (1949), a Glass House (Casa de Vidro) projetada por Philip Johnson foi inspirada nos trabalhos de Marcel Breuer e Mies Van der Rohe. Localizada em New Canaan, Connecticut, foi moradia do arquiteto por 58 anos, que ali faleceu dormindo próximo aos 100 anos de idade, em 2005.
(Leia mais sobre Philip Johnson na nossa matéria de 13 de Setembro de 2015 - 'MODERNISTAS - parte final .')
Uma dupla de profissionais pra lá de ousados, projetam algumas casas em puro vidro.
O arquiteto Carlo Santambrogio e o designer Ennio Arioso.
Viver em contato com a natureza e sentir necessidade de privacidade, não é problema pra este material conhecido como: Privalite, que em apenas um clique pode rapidamente mudar de transparente a fosco.
A estrutura é feita em grade articulada por isto as dimensões são mutáveis, estes espaços podem ser reduzidos ou expandidos de acordo com as necessidades do cliente.
A arquiteta mineira - Crsitina Menezes foi premiada no início deste ano, no iF Design Award 2016, na categoria 'Arquitetura e Interiores'.
(Leia mais sobre a premiação no iF Design Award e o projeto de Cristina na nossa matéria de 31 de Janeiro de 2016 - 'iF Design Award - Uma das premiações mais importantes na área do design .')
Seu ambiente para a Casa Cor Minas Gerais 2015, intitulado: Casa de Vidro, segue o mesmo conceito das casas de Mies, Johnson e Santambrogio.
E o que estamos percebendo é que todos desejam ter o exterior e o interior com uma linha limite muito tênue, quase imperceptível.
Algo que permita que eu alcance a natureza com meu olhar a qualquer momento, de qualquer ponto de dentro de minha casa ou escritório.
Talvez uma reminiscência antropológica, uma saudade do que não vivi, mas que está ativo em meu inconsciente coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário