quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Abajures & Luminárias.


Já dissemos em outras matérias o quanto a luz é importante para um bom resultado em qualquer projeto.
Além da função primeira que é iluminar adequadamente um ambiente, ela tem também um efeito estético e pode tornar mais bonito e charmoso, qualquer cantinho em casa ou no escritório e mais que isso, pode passar a sensação de aconchego e conforto.
Do francês, 'abat-jour', que significa 'abaixar ou quebrar a luz', com um sentido de deixá-la mais suave e confortável aos olhos, os abajures surgiram na romântica Paris, por volta do século XVI.
Não é por acaso que ela é conhecida como a cidade-luz, ganhou este título por ser a primeira cidade a ter iluminação de postes nas ruas, o que pode ter inspirado a criação das luminárias de pé, será?
O uso de luminárias de pé e abajures cria um clima intimista, de elegância e tranquilidade e passa uma ideia de conforto.
Podem ter várias formas, cores, texturas e estilos. Dos mais simples aos mais sofisticados, com desenhos clássicos ou modernos e podem ser como objeto de arte, trazer a assinatura de um grande designer.
Vamos a alguns pontos importantes para você não errar na sua escolha:
Se o abajur, luminária de pé ou de mesa for usado com a função de uma iluminação para leitura, trabalho ou qualquer atividade que necessite de luz direta é importante prestar atenção à altura para que a luz não incida próximo demais, causando cansaço à vista ou distante a ponto de não cumprir o objetivo.
Este ambiente montado para a Casa Cor SP 2014, ilustra bem o que acabei de mencionar. As luminárias foram dispostas com uma distância confortável, reparem como o foco está direcionado para os assentos onde provavelmente alguém se colocará com o intuito de realizar uma leitura ou outra atividade específica que utilize a luz direta.
David Bastos em seu ambiente, Casa do Bosque, para a Casa Cor de SP deste ano, preferiu uma luminária de pé no lugar de um pendente, para a iluminação da mesa de refeições. As hastes são normalmente reguláveis e permitem um ajuste de acordo com o local e a intenção.
A arquiteta Fernanda Marques fez a mesma escolha para iluminar a mesa de jantar, com um modelo mais compacto onde a lâmpada é a grande vedete da peça.
Francisca Reis escolheu a luminária de pé com cúpula no lugar de um abajur e dispensou a mesa de apoio. O local escolhido foi próximo a estante de livros.
Outra situação que precisamos levar em conta é a de os abajures e as luminárias serem usados para melhorar o índice de iluminação de uma forma geral no ambiente. Neste caso, as cúpulas translucidas e claras são mais indicadas, por permitirem que a luz se espalhe com mais intensidade e de uma forma uniforme.
Patrícia Anastassiadis usou este recurso para melhorar a iluminação no quarto do casal, além de deixá-lo mais charmoso e com um toque de luxo.
Luxo é a palavra que define também o ambiente projetado por Débora Aguiar, onde as cúpulas claras permitem que a luz seja filtrada sem perder luminosidade.
Aqui também a arquiteta usou cúpulas claras nos abajures e nos pendentes da mesa de jantar, já que o ambiente tem uma extensão mais generosa e por isso necessita de mais pontos de luz.
João Mansur para a Casa Cor SP 2014, também utilizou abajures com cúpulas mais claras para dar mais leveza e luminosidade, quebrando a dramaticidade dos tons mais escuros.
O lounge de Paula Neder ganhou um recurso extra de luz com as luminárias de pé, com cúpulas claras, auxiliando os poucos pontos colocados estrategicamente embutidos na parede.
A escolha de Roberto Migotto permitiu que a luz ganhasse um reforço com charme e requinte, alguém duvida disso?
E aqui ele repete sua receita de sucesso.
Migotto usa em seus ambientes uma gama de peças sem a preocupação de combinar os estilos de abajures e luminárias, porque na verdade o bom senso é quem dita as normas.
Você pode fazer misturas mais clássicas ou mais ousadas, só não pode errar na dose. Veja os exemplos a seguir:
Pode-se misturar cúpulas claras e escuras.
Em vários formatos e tamanhos, inclusive em um mesmo móvel ou cantinho do ambiente.
Luminárias de mesa e de pé e outros tipos de peças, em um mesmo espaço.
Em lugares improváveis, como o lavabo.
Ou na cozinha.
Neste exemplo o pendente faz as vezes do abajur. Este é um recurso que eu uso muito nas mesas laterias, principalmente em dormitórios, porque ela deixa o espaço da mesa de apoio mais livre ao mesmo tempo que traz um aconchego e permite uma luz mais suave. Mesmo que a peça tenha um desenho mais contemporâneo como esta, ela cria um clima de tranquilidade e romantismo.
Neste exemplo e nos outros a seguir quero mostrar como os ambientes mais amplos ficam mais limpos com poucos pontos no teto e mais recursos de pontos de luz móveis, como os abajures e luminárias de pé e de mesa. Aqui João Armentano, usou um pendente em cima da mesa de cento, poucos pontos de luz no teto e vários modelos de luminárias, vejam na imagem aproximada.
O amplo espaço projetado por Ana Maria Vieira Santos, tem peças móveis de luz dispostas de modo estratégico, permitindo uma luz pontual em locais que evidenciam algum objeto que ela desejou que se destacasse.
Visto de outro ângulo, veja como ela valorizou o pilar com a luminária ao fundo e a vegetação com a luminária mais à frente. Muitos elementos construtivos que são impossíveis de serem eliminados, na maioria das vezes é melhor ganhar um foco e um destaque. Quando você não puder lidar com eles como gostaria, transforme-o em seu aliado e tire partido dele.
Outro exemplo de ambiente mais espaçoso, onde os pontos dos tetos foram eliminados com o auxilio de uma iluminação móvel, que você pode usar de uma forma hoje e mudar o foco no outro dia, se preferir.
Brunete Fraccaroli deu destaque a mesa lateral e a escultura sobre ela, com duas liminárias diferentes.
Vejam como o teto se manteve limpo, sem excessos.
E não importa se seu estilo é mais clássico, como nestes projetos de Roberto Migotto...
Ou mais despojado e contemporâneo, como o estilo deste ambiente criado por Fernanda Marques.
Ou se tem a elegância sóbria e discreta do mineiro, Pedro Lázaro.
Ou quem sabe a irreverência e ousadia deste loft, projetado com inspiração no mundo da moda.
O certo é que há um modelo feito para atender ao seu gosto e estilo, e você pode procurar a lampadário e encomendar seu abajur ou luminária no tamanho, cor e desenho que quiser.
O endereço é Rua Rio de Janeiro, 324 - Centro - Divinópolis - MG
Telefone:(37) 3222-5599
E a boa notícia é que a lampadário começa neste próximo sábado, o Outlet da Iluminação, a partir das 9:00 hs, com descontos incríveis nas mais variadas peças, você não pode perder, anote aí o endereço:
Av, JK número 823, em Divinópolis.
Quer outra notícia boa? Vamos sortear hoje, este lindo abajur entre os seguidores do blog DZnho e os seguidores do instagram @lampadariodivinopolis.
Quer concorrer, é só nos seguir...vem com a gente!!!
BOA SORTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário