terça-feira, 7 de julho de 2015

Jardim das Maravilhas - uma experiência sinestésica!

Entre os muitos eventos que aconteceram simultaneamente em Milão, no último 'Salão Internacional do Móvel', uma exposição no 'Jardim Botânico de Brera' chamou a atenção pela experiência sinestésica proporcionada.
"Esteja aberto" é o nome da fundação internacional que atua na área de design e criatividade, eles criaram um projeto interdisciplinar sofisticado cujo tema central é o perfume.
O simples fato de unir o sentido da visão ao do olfato, audição, estimulou os sentidos e provocou sensações inesquecíveis ou despertou lembranças adormecidas em muitas pessoas que passaram por ali.
A exposição: "A Journey Through Scent" (Uma Jornada através do Perfume), narra a evolução de perfumes e fragrâncias, contando a história de sua produção através de uma experiência olfativa.
O pavilhão especial ouro oferece um caminho através dos séculos, em doze fases, com curadoria da historiadora Elena Vosnaki e Gérald Ghislain, um criador de fragrâncias.
Imaginem um jardim com algumas cadeiras espalhadas e pequenas casinhas...entre elas, esculturas de animais gigantescas, tudo pintado em dourado...a noite, uma iluminação cênica faz tudo parecer um filme ou um sonho...
The Garden of Wonders ou 'O Jardim das Maravilhas' tinha oito pequenas instalações trabalhadas por oito estúdios de design que assumiram o compromisso de traduzir a identidade da marca através de uma experiência não só visual, mas também auditiva, olfativa,ou seja, multi sensorial.
Depois de uma pesquisa com um rico acervo de informações e documentos que contavam a história de cada marca, os designers tiveram total liberdade para conceituar o cheiro , a embalagem e o cenário.
Os resultados são surpreendentes e eu só lamento o fato de não haver possibilidades de que eu proporcionar a vocês a experiência real, porque aqui eu só posso descrevê-la através de imagens e palavras. Espero que a imaginação de cada um possa colocar cheiros e sons em cada ambiente a seguir...(risos).
Claro que vou começar pelos brasileiros presentes na mostra.
Os irmãos Campana, Fernando e Humberto decifraram a marca francesa Biette, através de uma instalação inspirada em um animal marinho.
O frasco de porcelana branca, que se assemelha a uma criatura do mar aparece incrustado como se estivesse em uma caverna, uma alusão a 'Gruta do Veredas', localizada no estado da Bahia. Para a embalagem eles criaram uma caixa em pêlo sintético preto.
A essência tem um aroma bem tropical, algo que lembra o sol e o mar do Brasil, com um toque cítrico de mexerica (bergamota) e limão adicionando notas de violetas, algo que remete a uma deslumbrante natureza, embalado pelos doces aromas de ylang-ylang, lírio do vale e patchouli. Sentiram? (risos)
Tord Boontje imaginou para a marca checa Waldes et Spol (Scent e Psique), um ambiente inspirado na sala de atendimento do psicanalista, Sigmund Freud...um divã, um chale, flores e palavras.O perfume tem um aroma suave de coentro e musk Carvalho, é como se houvesse uma viagem ao passado onde a narrativa das memórias de uma vida boêmia entre Viena e Paris, trouxesse de volta a beleza feminina reinventada, sob o olhar atemporal.
Para a marca italiana Bertelli , Dimorestudio criou uma sala de espelhos com o barulho da chuva caindo, através de cascatas de água estrategicamente colocadas para que a umidade do ar estivesse presente no ambiente, o aroma foi inspirado no perfume usado por Greta Garbo.
Lissoni Associati criou para o perfume americano Lundborg, dezenas de frascos de boticário idênticos, cobrindo as paredes do espaço. Inspirado em um laboratório tem ao centro uma ilustração as origens artesanais do perfume, suas fontes botânicas.
Nendo interpretou a marca russa R. Koehler & Co através de dois perfumes , um quente e um frio , exibidos em um ambiente totalmente branco.As duas garrafas, 'Fandango -12,3 ºC' e 'Fandango 23,1 ºC' são nomeados para as temperaturas médias de inverno e de verão em Moscou, a casa de Perfumerie Koehler.
Para a marca britânica 'Kuriopotek', Jaime Hayon Boissard colocou aparelhos de destilação sob uma mesa de mármore .Vasos de vidros com formas que remetem a um laboratório futurista nas cores neutras, preto e branco pontuada apenas pela presença da cor eleita do ano, 'Marsala' criam uma atmosfera de elegância e charme, que é a intenção de uma pessoa a se perfumar.
A marca francesa Guyla é como um céu coberto por estrelas que cintilam na noite. O trio Sueco, 'Front' criou um ambiente onde o frasco de perfume de estilo taça é o centro de uma sala cheia de escuridão , iluminada por pontos brancos brilhantes de luz .
A intenção de Jean -Marie Massaud em Bertif tem um forte senso de tato . Quatro frascos de perfume são apresentados , cada um em material diferente : prata brilhante, mármore branco , madeira natural e vidro fumê .Dá para perceber que as tendências dos materiais usados nos frascos são as mesmas que marcam forte presença nos mais variados objetos apresentados na iSaloni.
'A Vision In A Box' é a terceira parte desta exposição, uma vitrine com diferentes frascos desenhados por designers de renome, inspirados nas formas que terão as fragrâncias do futuro. São dez estúdios onde a criação de frascos de luxo correspondessem aos temas, incluindo o ritual de aplicar o perfume, bem como a colocação do objeto no interior da loja ou casa e a importância do toque.
De Thukral & Tagra surge a garrafa em forma de submarino, que celebra o apelo decorativo para alcançar sua posição de prestígio no centro da penteadeira .
O design do frasco de GamFratesi é inspirado por um sino, cada vez que o perfume é usado , um pequeno som é emitido através do movimento.
O projeto de Werner Aisslinger se assemelha a um cone do pinho estilizado, com hexágonos ao redor da garrafa.
Karim Mekhtigian combinou cores e acabamentos contrastantes em uma forma arredondada, com uma tampa metálica brilhante.
Victor Vasilev é o mais minimalista do showcase . O frasco de perfume é transformado em uma escultura de metal linear , sua função indicada apenas pelo atomizador spray na lateral do frasco. Adivinhem se é um dos meus preferidos?
Spiny by Analogia Undertaking - "Uma rosa sem espinhos , mas muitos espinhos sem uma rosa!" Arthur Schopenhauer - Um frasco contendo o perfume com uma mistura refinada que merece se protegida. Espinhos urticantes saem da superfície da garrafa, para proteger o precioso tesouro escondido dentro.
Voyage by Mist-o - A intenção é transmitir frescor e alegria, através da sua forma orgânica e a figura de um pássaro com se alí houvesse pousado despretensiosamente.
Voluta por Philippe Bestenheider - Com um desenho simples como um paralelepípedo acetinado . O efeito resultante lembra a fragrância que se espalha como uma espiral de incenso.
Ray Moore by Ludovica and Roberto Palomba - O frasco tem nome: "Ray Moore", uma homenagem ao designer Ray Eames e ao artista Henry Moore. As formas icônicas são típicas do estilo que cultuam uma paixão por elementos naturais representados por designers modernistas.
Float by LucidiPevere - um retângulo de vidro fundido com superfície irregular preserva a fragrância como se estivesse isolada do tempo e espaço. Um recipiente cujo projeto gira em torno da ideia de contraste: cheios e vazios, leve e pesado, colorido e incolor, sólido e líquido, coexistem fortalecendo um ao outro em perfeita harmonia.
A exposição atravessa a história cultural do perfume , da pré-história ao século XXI , para explorar como um cheiro pode refletir e definir uma era, com aromas específicos para cada momento que o mundo atravessa e vive.
Como se produzíssemos um ar característico registrando a presença de cada um de nós que fazemos parte de um período existencial.
Desde a ascensão das especiarias que caíram no gosto dos nobres na época das viagens marítimas e da rota comercial do Oriente, até os tempos em que Coco Chanel, com seu inovador Chanel No. 5 e Thierry Mugler com a conquista arrebatadora de sua fragância, Angel, o mundo passou por aromas diferentes.
Mas o poder do cheiro da pele ainda é o mais inebriante e significativo de todos os perfumes, porque embora possamos usar a mesma essência, a pele de cada um de nós reage de uma forma diferente e imprime uma marca que é única.

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