terça-feira, 30 de junho de 2015

Sustentabilidade na construção civil

Não se trata mais de uma atitude politicamente correta, é uma questão de sobrevivência e estamos falando do presente, não mais de um futuro que parecia distante.
Quando propúnhamos uma ação ligada a sustentabilidade era como se fossemos paranoicos, as pessoas nos olhavam com um ar de descrença e pouca atenção era dada ao nosso discurso.
Hoje depois de um país com a maior bacia hidrográfica do mundo ter passado por falta d' água em várias cidades e ainda estar sob ameaça de apagões devido a falta de energia elétrica, as coisas definitivamente mudaram.
Sem contar o valor das contas de água e luz, que deixou o orçamento das famílias brasileiras bem apertado.
As grandes empresas brasileiras entenderam a importância desta mudança no comportamento e já partiram para ações concretas e os grandes escritórios de arquitetura não podem ficar fora desta, se estamos vivendo a globalização é preciso pensar como um todo.
Das pranchetas saem soluções criativas e tecnológicas, sem perder qualidade estética...aliás o natural passa a ser sofisticado e o reciclado passa a ser chique.
E sim, dá para ser ousado!
As residências estão mais verdes e a luz natural é o item mais importante a ser considerado.
A captação de água pluvial ajuda nas descargas e limpeza de áreas externas.
Os produtos economizadores são um investimento com retorno cada vez mais rápido. O aquecimento solar poupa energia elétrica.
A horta caseira evita agrotóxico e gera economia doméstica.
Aliado a estética, os métodos assertivos e as escolhas inteligentes poupam recursos naturais e as ações de conscientização social levam a arquitetura para uma vertente cada vez mais sustentável.
O conceito já invadiu hotéis, hospitais, aeroportos, escolas e prédios corporativos e como disse o reitor da Universidade de Arquitetura da UFMG, "todo arquiteto é antes de tudo, um sociólogo!"
Eu concordo e assino em baixo, você vem comigo?
A CIMCAL apresenta alguns produtos que não pecam na beleza, por serem economizadores, vejam:
Do total de água gasto em uma residência diariamente, 78% é utilizado no banheiro. Se escolhermos os produtos corretamente, podemos ter uma economia anual de 100 mil litros de água.
Vamos começar pelas torneiras:
Linha Deca Touch - Torneiras eletrônicas com acionamento em um toque, seu funcionamento é interrompido após oito segundos, evitando o desperdício de água e garantindo maior durabilidade das peças.
Decamatic Eco - As torneiras são equipadas com restritores de vazão constante e acionadas ao terem seus botões pressionados. Após o primeiro toque, o fluxo de água fica ativo por até seis segundos, possibilitando uma economia de água de até 55% em relação a produtos similares.
Decalux - São torneiras com potencial econômico de até 70% em relação aos produtos convencionais.
As descargas economizadoras Deca tem um desenho moderno. O sistema duo permite ao consumidor a opção de duas vazões, você escolhe se precisa que saia menos ou mais água. O sistema foi desenvolvido para fluxos de descarga de 3 e 6 litros, capazes de gerar até 60% de economia de água.
Válvulas Hydra Duo
O Chuveiro Deca Balance possui um sistema de água que se mistura com ar e dá a sensação de um jato mais potente, com uma economia em torno de 70% no volume de água.
Segundo a ONU, 110 litros de água é o suficiente para suprir nossas necessidades de consumo e higiene em um dia.
O brasileiro consome em média 185 litros , sendo 32% usados na descarga dos banheiros, outros 14% na lavagem de roupas e ainda 8% são utilizados para lavagem de automóveis, áreas externas ou para regar plantas.
Somados são 54% que poderiam ser economizados com a captação de água pluvial, uma redução de mais da metade em sua conta de água, só com este recurso.
A CIMCAL oferece soluções exclusivas em polietileno e fibra de vidro através de uma linha completa de produtos das marcas FortLev e AquaLimp.
Os aquecedores solar da Komeco ou Enalter tem vida útil de 25 anos em média e podem ser instalados mesmo depois de sua casa toda pronta. O valor investido neste equipamento é recuperado no prazo de dois anos .
E então, por onde você quer começar?
Passe na CIMCAL e faça uma orçamento, lá você encontra consultores com capacidade de esclarecer suas dúvidas.
Aí estão todos os endereços para você:
Arcos/MG - Av. Magalhães Pinto 1285 - Sion - Tel.: (37) 3351-7500
Divinópolis/MG - Rua Goiás, 1899 - Centro - Tel.: (37) 3229-9400
Itaúna/MG - Av Jové Soares, 1519 - Graças - Tel.: (37) 3241-4444
Nova Serrana/Mg - Av. Cel Pacífico P. Fonseca, 631 - Fausto P. Fonseca - Tel (37) 3226-0004
Pará de Minas/ MG - Av. Prof. Melo Cançado, 837 - São José - Tel.: (37) 3232-2200

Nenhum comentário:

Postar um comentário