domingo, 17 de maio de 2015

EXPO 2015 - Pavilhão do Brasil eleito entre os 5 melhores.

A EXPO 2015 acontece este ano em Milão, na Itália.
Seu início foi em 1 de maio, logo após o encerramento da iSaloni, o Salão do Móvel de Milão, que o blog mostrou pra vocês em matéria anterior a esta.
A 'Arvore da Vida', um monumento de 37 metros de altura é o símbolo da Exposição Universal, foi feita inteiramente em aço e madeira, projetada a partir de um antigo desenho deixado por um dos principais nomes de arte italiana, o renascentista Michelangelo.
Com leds coloridos e fontes de águas em seu entorno, ela é por si só um grandioso espetáculo.
Mesmo sem as cores e sem o efeito das luzes, durante o dia, não deixa de ser uma atração aos nossos olhos.
O tema escolhido,'Alimento para o Mundo, Energia pra a Vida', favorece nosso país já que somos o quarto país do mundo na exportação de alimentos, depois de Estados Unidos, Alemanha e Holanda.
O agronegócio é o principal pilar das exportações brasileiras, somos o principal fornecedor mundial de açúcar, café verde, carne bovina, carne de frango, soja e suco de laranja, com destaque também no comércio internacional de diversos outros produtos como milho, castanhas, arroz e frutas, além de alimentos industrializados.
A primeira edição da EXPO foi realizada no Palácio de Cristal, em Londres, no ano de 1851.
Atualmente, uma exibição é realizada a cada cinco anos, em locais diferentes, reunindo dezenas de países que apresentam os novos avanços da humanidade.
Este ano participam da Exposição Universal 145 países e o objetivo é promover o debate sobre como nutrir o planeta de forma sustentável, justa e saudável.
A EXPO vai até o dia 31 de Outubro deste ano e e espera receber mais de 20 milhões de visitantes em um espaço de 1 milhão de m². Você poderá visitar o pavilhão do Brasil que foi eleito pela impressa Italiana, um dos cinco melhores ao lado de China, Itália, Japão e Azerbaijão.
CHINA
ITÁLIA
JAPÃO
ARZERBAIJÃO
O projeto do pavilhão brasileiro que está fazendo tanto sucesso é do Studio Arthur Casas em parceria com o Atelier Marko Brajovic, foi escolhido por meio de concurso público organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), e teve jurados como os arquitetos Agnaldo Aricê Caldas Farias, Glauco de Oliveira Campelo e Ruben Otero Márquez, a curadora do Instituto Inhotim (MG), Julia Rebouças, e a presidente do Iphan, Jurema Machado, nossa conterrânea.
Com 3 andares em 4 mil m², o pavilhão brasileiro vai abrigar exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, além de eventos de negócios.
O que tem causado frisson é uma rede suspensa instalada sobre uma área aberta, por onde é possível caminhar até a parte interna do edifício, em uma experiência interativa. As pessoas andam sobre a rede e visualizam o paisagismo instalado na superfície, elas deitam, descansam e brincam com e como crianças.
A cada depressão na superfície da rede, um cluster (onde está uma mesa interativa) é apresentado ao visitante, com opções de jogos e informações sobre nossa cultura.
Entre alguns acontecimentos curiosos ocorridos na Expo ao longo dos anos, destaco a Exposição Universal da Filadélfia em 1876, onde D. Pedro II conheceu a nova invenção de Graham Bell, sendo assim o primeiro brasileiro a usar um telefone.
E o fato da Torre Eiffel ter sido construída em Paris para abrigar a Exposição Universal no ano de 1889.
Fiquem com algumas imagens que selecionei especialmente para nosso leitores.
Espero que tenham gostado, esta semana teremos uma série de eventos importantes na área do design e artes plásticas, aguardem!
O que posso dizer depois de tudo isso?
Talvez que Milão continua sendo um show de imagens...e assim eu me despeço com a que escolhi como minha preferida, abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário