quinta-feira, 7 de maio de 2015

As cores para pintar 2015!

Na matéria anterior falamos na cor eleita para a primavera/verão de 2015, a Marsala.
Eu disse que o estudo realizado pelo Instituto Pantone tinha apontado outras cores para a tendência ao longo do ano, então vamos a elas.
Antes de prosseguirmos quero só lembrar que a primavera no hemisfério norte coincide com o nosso outono aqui no hemisfério sul e, portanto os produtos apresentados na tão badalada e esperada Feira do Móvel de Milão estão fresquinhos, ou seja, é notícia saída em primeiríssima mão.
Vamos resumir a pesquisa realizada pelos profissionais do Instituto da Cor Pantone.
Os ‘anos oitenta’ foram a década do exagero com uma profusão de cores e brilhos em excesso e que não se alterou em muito na década de noventa, mas ao que tudo indica, vem ocorrendo uma depuração nesta overdose, como se fosse um efeito ‘detox’.
Ao que parece a moda da desintoxicação se estendeu mesmo da alimentação para as outras áreas de nossas vidas, aliás, o tema da EXPO 2015, que aconteceu em Milão logo após o Salão do Móvel é:
"Energia para vida, alimento para o mundo."
Um diálogo entre a comida e a arte, no que nossos compositores do grupo Titãs já haviam se adiantado em muito, quando cantaram: "...a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte."
Parece que finalmente, o mundo concorda com a gente, ou pelo menos, os italianos.
Brincadeiras à parte, entre algumas curiosidades apresentadas por lá, houve uma casa toda feita de pão e uma cozinha futurista com a assinatura de ninguém menos que, Zaha Hadid.
Mas vamos retomar nosso tema, o que estamos percebendo como tendência para os próximos anos são cores mais suaves e frescas.
Há também uma tendência para tons neutros, como um retorno às origens e um anseio próximo de um espírito minimalista numa simplificação do modo de viver.
Uma identificação com os elementos naturais e certo ar nostálgico, como uma referência ao período renascentista, quando o homem voltou sua observação para a natureza.
Nesta mesma época, com a descoberta do óleo como aglutinador de pigmentos, foi possível uma transição suave da sombra para a luz e as artes plásticas ganharam uma leveza que não era possível até então.
Sim, isto mesmo, tem poesia no ar!
E claro, vai se refletir em tudo, principalmente nas cores.
Nós já vimos em outra matéria que o efeito delas, nos atravessa.
Estamos vivendo uma época de muita velocidade no nosso ritmo de vida, nosso sistema biológico está exposto a um contínuo estresse, somos reféns do relógio e a falta de tempo tem sido uma reclamação constante e global. É necessário que façamos pausas, é preciso que haja um tempo desconectado de tudo isto.
Um sopro de natureza, em oposição a este excesso de tecnologia.
Nossos ambientes precisam estar em conformidade com as sensações que queremos viver, que desejamos sentir e por isso, vamos buscar tranqüilidade, paz, aconchego e conforto na suavidade dos tons escolhidos por estes ‘experts’ no assunto.
Vamos decifrar cada cor pra você:
AQUAMARINE
O nome já diz tudo, água do mar...quer mais paz do que os tons de azuis esverdeados? As ondas embolam, embalam e encantam nosso olhar, instituem a paz em nosso pensar...
SCUBA BLUE
Ainda continuamos sob as bênçãos de Iemanjá, com os azuis esverdeados das águas, só que este mergulho no azul parece estar em uma profundidade maior e com um pouco mais de intensidade.
CLASSIC BLUE
Se você tem dúvida quanto a elegância de um objeto, é só fazer a escolha por esta cor.
Não tem erro com o azul clássico, aquele que combina com tudo e empresta um ar de requinte a qualquer peça, inclusive do vestuário e da casa.
Mais um tom de azul, parece que estamos no embalo daquele livro que andou mexendo com a imaginação das pessoas, só que desta vez são, "50 Tons de Azul"! Lembrando que o Azul é uma cor fria, que transmite paz, sossego e tranquilidade.
LUCITE GREEN
A intenção deste verde mentolado é clara, não é mesmo? Transmitir uma sensação de frescor.
Não é uma cor que costuma estar na moda sempre, por isso é importante prestar atenção a mensagem que ela passa, precisamos de um sopro de novos ares, uma renovação na vida e em nosso processo criativo, eu compreendi assim e você?
O que pensa e sente a respeito?
Aí estão alguns ambientes para inspirar você!
GLACIER GRAY
O cinza geleira, quase branco, é a última das cores frias entre as cores de tendência para 2015.
Uma cor perfeita para pintar as paredes sem interferir nas outras cores usadas na decoração.
Generosa, permite que todas as outras cores se destaquem, por isso mesmo é considerada discreta e perene, passando uma atmosfera de continuidade. Tem a vantagem de ser atemporal e estar sempre atual, criando ambientes pacíficos e seguros.
Por hora, vamos ficar com as cores frias e deixar para subir a temperatura no próximo post.
Não há como falar de cores e ser breve, abraços e até mais!
Você encontra todas estas cores nos seus variados tons em qualquer uma das lojas com os endereços abaixo.
Arcos/MG - Av. Magalhães Pinto 1285 - Sion - Tel.: (37) 3351-7500
Divinópolis/MG - Rua Goiás, 1899 - Centro - Tel.: (37) 3229-9400
Itaúna/MG - Av Jové Soares, 1519 - Graças - Tel.: (37) 3241-4444
Nova Serrana/Mg - Av. Cel Pacífico P. Fonseca, 631 - Fausto P. Fonseca - Tel (37) 3226-0004
Pará de Minas/ MG - Av. Prof. Melo Cançado, 837 - São José - Tel.: (37) 3232-2200

Nenhum comentário:

Postar um comentário