Localizado na Cidade do México e eleito o melhor restaurante do país, o 4º melhor da América Latina e o vigésimo quinto do mundo.
Seu menu combina comida de rua mexicana com alta gastronomia, uma ousadia do chef Enrique Olvera, que reabriu a casa no bairro luxuoso de Polanco, com projeto da JSa.
Proprietário: Chef Enrique Olvera
Vamos à ficha técnica:
Arquitetos do projeto: Javier Sánchez, Aisha Ballesteros, Micaela de Bernardi.
Equipe de design da JSa: Javier Sánchez, Aisha Ballesteros, Selene García, Alma Caballero, Mario I Gudiño, Andrea Garín, Laura Natividad
Design de iluminação: Luca Salas
Estrutura: Margain & Associados
Empreiteiro: Alpha Hardin
Gestão e construção de projetos: JSa e Alma Caballero
Móveis: Micaela de Bernardi, Eduardo Prieto, Artless Corporation
Design de cozinha: JSa, Amigo del Chef, Piacere
Seleção de arte: Galería Arróniz (Omar Barquet, Ricardo Rendón, Fernando Garcia Correa) e Omar Arcega
Agricultura urbana: Huertos Urbanos, Lily Foster, Allegra Piacentini
Paisagismo: JSa, Paisaje + Flores
A maioria dos imóveis do bairro é original da década de 50, inspirados em propriedades do sudoeste dos Estados Unidos, com jardins na entrada, na lateral das casas e nos pátios internos.
Estes elementos foram conservados e o espaço foi planejado de forma a adaptar a antiga residência para se tornar um charmoso restaurante. Para isto, algumas paredes e rebaixamento de tetos foram eliminados. Grandes panos de vidros foram usados para limitar o espaço interno, sem perder o poder de integração com as áreas externas.
O mobiliário projetado por Micaela de Bernardi tem layout com disposições diferentes para cada ambiente, o que torna mais democrático, a escolha por um lugar de preferência.
Você pode se assentar no balcão, em mesas de mais lugares ou em espaço mais reservado, e pode ainda, escolher fazer suas refeições no jardim.
Além de um forno à lenha e uma coleção de discos de vinil, outras peculiaridades, fazem do PUJOL, um restaurante à parte. Tem uma horta caseira, de onde saem hortaliças e temperos colhidos na hora.
As iguarias são inúmeras e é difícil escolher o que mostrar, mas vale recomendar:
‘Milho com maionese de formiga chicana’
O milho com maionese de café e formigas Chicana vem dentro de uma cabaça, que vai ao forno e é forrada com folhas de couve. As formigas famosas e raras nascem durante a estação chuvosa e são torradas, consideradas uma fina iguaria.
‘Mole Madre, Mole Nuevo’: um prato com um círculo de molho mole fresco envolto em uma camada externa de toupeira envelhecida por mais de 1.000 dias, servido com tortilhas.
Além de uma grande diversidade de aguardentes de mezcal e agave, e opções não alcoólicas que incluem águas saborisadas e infusões de ervas.
Fotografias: LGM Studio - Luis Gallardo
Se você visitar o México, não pode perder esta experiência, nós recomendamos!