sábado, 29 de abril de 2017

REINACH MENDONÇA Arquitetos Associados


Os paulistas, Henrique Reinach e Maurício Mendonça se conheceram na escola, formaram-se na FAU-USP e abriram juntos o escritório: Reinach Mendonça Arquitetos Associados, em 1987. Sempre se pautaram pelo respeito à forma, à luz e ao conforto.
Para a dupla, que tem uma equipe brilhante, um controle adequado entre cheios e vazios, resulta no bom aproveitamento da luz do sol e no correto controle de temperatura.
Henrique Reinach & Maurício Mendonça
Com uma linguagem contemporânea e atenção voltada às circulações e comunicação com o exterior, criam espaços agradáveis de ver, estar e caminhar. Suas obras vêm sendo publicadas em revistas nacionais e internacionais.
Equipe: Reinach Mendonça Arquitetos Associados
Apresentamos a você, leitor do blog - DZnho, uma residência localizada em Bragança Paulista, interior de São Paulo.
O terreno de formato irregular e de esquina resultou num implantação em L, com a piscina no platô intermediário.
São diferentes blocos de construção, com funções específicas e interligados por eixos de circulações.
O volume principal conta com dois pavimentos em concreto aparente sobre pilotis de aço voltado para a vista principal e para a piscina, num nível mais baixo.
Em volume na posição oposta, estão localizadas as suítes de hóspedes e no piso inferior deste volume, estão o spa e a sauna.
Embora afastado da casa, resguardando a privacidade, um pergolado faz a ligação entre os blocos da construção.
O bloco com as áreas de serviço e apoio tem alvenaria que se integra ao volume principal, embora ocupe a face oposta, voltada para o sul.
Detalhe banho suíte casal
Ficha Técnica:
Arquitetos: Reinach Mendonça Arquitetos Associados
Localização: Bragança Paulista - SP, Brasil
Autores:Henrique Reinach e Maurício Mendonça
Arquiteto coordenador:Luena Vettorazzo
Colaboradores: Tony Chen, Victor Gonçalves, Camila Osele, Taís Vieira, Fernanda Almeida, Raquel Gonçalves, Silvia Mori, Venâncio Alves, Flávia Henriques, Manuel Tojal, Guilherme Nakata, Lucas Ferreira, Lucas Pohl, Alessandra Musto, Caio Tritto
Área:1187.0 m2
Ano do projeto:2014
Fotografias: Nelson Kon

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Paola Lenti - a magia das cores


Assim como não conseguimos dissociar a palavra - encantamento - da marca Moooi, também não separamos o nome da designer, Paola Lenti, do universo das cores.
É surpreendente a facilidade que ela encontra de dominar a combinação de cores e escolher o tom exato para fazer de sua marca, um sinônimo de elegância.
Para sua exposição na semana do design em Milão de 2017, Paola Lenti, escolheu uma antiga fábrica na via Orobia, 15.
A mudança de endereço se deve ao fato de que, a marca apresenta uma coleção voltada mais para ambientes internos, do que externos.
'Acordos' é o tema desta edição que traz: sofás, sistemas modulares, mesas e mesas de café , cadeiras, poltronas e camas, além de tapetes e redes.
Como já dissemos, o universo de cores é sempre um ponto forte desta designer, que tem um talento incomum antevendo tendências e apontando para onde ninguém nunca se voltou.
Alguns produtos desta nova coleção lembram peças vintage, em um jogo criativo de influências inspirada nos tons da ilha Caribenha de Cuba, como queimadas pelo tempo.
E mais uma vez, ela brilhou e coloriu majestosamente cada detalhe de cada peça, como se a vida fosse um lindo livro para pintar.
O blog DZnho agradece as imagens e parceria de nosso correspondente em Milão, Rogério Santos.

domingo, 9 de abril de 2017

MOOOI apresenta seu espetáculo!


A marca holandesa, Moooi, sob direção de Marcel Wanders, apresenta: ‘Uma vida extraordinária’.
O showroom na Via Savona traz uma exposição luxuosa e instigante, com fotografia de insetos de proporções gigantescas, do fotógrafo Levon Biss.
Este é o estilo Moooi de se apresentar, sempre surpreendendo pela beleza e grandiosidade.
São 161 lâmpadas, em vários modelos de luminárias, criando um conjunto de iluminação maravilhosa, projetadas pelos designers mais interessantes do mundo.
Os vários ambientes foram montados representando configurações que sugerem além de casas, hotéis, restaurantes, bares e escritórios.
A marca também apresentou sua primeira cama, desenhada por Marcel Wanders, além de seus tapetes de alta definição, com estampas assinadas por: Edward van Vliet, Noortje van Eekelen, além de Wanders.
E mais uma vez a Moooi fez o que ela sabe fazer de melhor, encantar!
O blog DZnho agradece a parceria de nosso correspondente em Milão, Rogério Santos.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Euroluce - Salão Internacional de Iluminação - Milão


O Euroluce, acontece bienalmente, em paralelo com Salão do Móvel de Milão.
São trinta e oito mil metros quadrados de espaço com quatrocentos e cinquenta dos melhores expositores do setor, metade estrangeiros.
Em sua 29ª edição, reconhecido como a exposição de referência mundial, onde a inovação tecnológica e a cultura do design são o centro das atenções.
A enorme gama de produtos engloba dispositivos para iluminação exterior, interior e industrial. Para iluminação de espetáculos e eventos, iluminação hospitalar e iluminação de uso especial. E considerada a feira mais vanguardista no domínio da eco-sustentabilidade e da poupança de energia nos setores decorativos de iluminação.
Aqui está um pouco do que vimos e ouvimos contar:
L G
Localizado no Super Studio Piu no distrito de Tortona, o designer, Tokujin Yoshioka montou uma instalação de luz em grande escala, intitulada S.F - SENSAÇÕES DO FUTURO.
A LG estréia na semana do design de Milão , com uma obra de arte para comemorar seu 70 º aniversário, ressaltando sua paixão pelo design e tecnologia.
Composta por dezessete cadeiras confeccionadas por painéis de dupla face de OLED, emitindo brilhantes flashes de luz , refletindo o ritmo acelerado da vida moderna.
E a Parede do Sol, medindo dezesseis metros de largura por cinco metros de altura, composta por cerca de trinta mil módulos de luz OLED.
A imensa tela simula os raios do sol , ondulando suavemente e convidando os visitantes a sentir sensações de calor e aconchego.
F L O S
Michael Anastassiades criou uma coleção exclusiva para Flos com o título "arranjo".É um sistema modular geométrico de elementos leves que podem ser combinados de maneiras diferentes, criando peças personalizadas.
Vincen van Duysen apresentou a série de lâmpadas de fundição para área externa. O conjunto é composto por um grupo sofisticado de luzes de LED disponíveis em acabamentos especiais que pertencem à coleção 'ares ao ar livre por Flos'.
O estúdio Formafantasma, de Amsterdam apresenta suas primeiras peças produzidas industrialmente. Projetado como se fosse um cinto, onde um círculo com uma fita de LED projeta indiretamente a luz, refletida na parede.
A R T E M I D E
Neri & Hu traduziram a filosofia da Artemide, com uma coleção de luminárias composta por pendente, luminária de chão e abajur, 'Yanzi' sugere a imagem de pássaros pousados em hastes.
Os designers queriam imprimir em sua criação, cenas cotidianas de Xangai.
Com dois tipos de aves, a coleção de lâmpadas para Artemide tem um sistema de trilho ajustável, bem como várias extensões, resultando em infinitas possibilidades para configurar a luminária.
F O S C A R I N I
O arquiteto Giovanni Maria Filindeu transformou a loja da Foscarini, para isso, projetou instalações como um percurso, onde a luz vai se revelando em suas variadas faces e intenções.
Localizada na Via Fiori Chiari, no coração do Design District Brera, todo o conjunto de sons e projeções luminosas proporcionam um raro momento de beleza.
Além da variedade de produtos exposta na feira, que todos nós amamos ver e rever!
V I B I A
Antoni Arola, da Palma Design projetou para Vibia, um sistema que traz para o interior, elementos e cores da natureza.
Além de suas peças lindas e com um desenho absolutamente limpo.
S E C T O - D E S I G N
A empresa finlandesa trouxe para a Euroluce, um braço de suspensão montado na parede, permitindo a colocação dos pendentes, onde não há opção de colocá-los no teto.
O comprimento do braço é ajustável de 130 cm até 230 cm e o braço faz um giro de 180 graus.
Além de suas peças pendentes, luminárias de chão e abajures.
S E L E T T I
O objeto mais fotografado de toda a 'Furniture Fair' é a luminária em formato de banana. Desenho do Studio Job por Job Smeets e Nynke Tynagel.
É o retrato fiel da marca, que tem um imaginário pop e irreverente, aliando a arte e design.
L A S V I T
A Lasvit, fundada em 2007 por Leon Jakimic, tansforma o vidro em verdadeiras esculturas de luz.
Para isso alia o artesanato com alta tecnologia e conta com a colaboração de grandes nomes do design, como: Daniel Libeskind, Maarten Baas, Nendó,Ross Lovegrove, além da dupla tcheca, Borek Sipek e René Roubicek .
S L A M P
Com um time de designers que inclui, Zaha Hadid entre outros, a marca vem para revolucionar a arquitetura da luz ou a luz da arquitetura...pode escolher!
B O C C I
A Série 87, de Fahim Kassam, exibe tiras de vidro fundidas inúmeras vezes até adquirirem espessura, criando um efeito único e espetacular.
Vamos encerrar com as instalações de A R T U R O - A L V A R E Z, que usa luz para projetar sombras de esculturas feitas em tecido metálico, nas superfícies.
O blog DZnho conta com a colaboração e fotografias de Rogério Santos, direto de Milão para nossos leitores. A ele, nossa gratidão!