O Studio Arthur Casas é uma equipe de designers, arquitetos e urbanistas que se divide entre São Paulo e Nova Iorque, com obras em diversas cidades do mundo como Tóquio, Paris, Rio de Janeiro, NY e São Paulo, criando um novo conceito para arquitetura em cada desafio que se apresenta em forma de projeto.
Imagens de um projeto para casa de fazenda em Porto Feliz|SP.
Com uma série de premiações mundo afora, destacamos o prêmio: 'International Store Design Awards 2012', com o projeto para a loja de vinhos Mistral, em Nova Iorque.
E a escolha no concurso para projetar o Pavilhão Brasileiro na EXPO 2015, que aconteceu em Milão, destaque na imprensa Italiana, como um dos cinco mais visitados na feira.
Arthur de Mattos Casas formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie de São Paulo em 1983, período complicado, segundo suas palavras, para a profissão no país.
A demanda imobiliária de construtoras ditava um rumo, que não era o que ele havia planejado para sua carreira e assim, ele iniciou seus trabalho com interiores.
Imagens de apartamento na Urca|RJ.
O trabalho se estendeu ao design, devido ao fato da importação de produtos naquela época ser financeiramente inviável, o que estimulou a produção nacional.
Imagem do Cobogó Croche.
Imagem do Cobogó Votú, lançamento na Revestir|2016, ambos assinados por Arthur Casas
CURIOSIDADE:Cobogó são elementos vazados, que possibilitam ventilação e luminosidade, com certa privacidade.
Seu nome se deve às iniciais dos sobrenomes de três engenheiros que foram os autores da criação: Amadeu Oliveira
Coimbra, Ernest August
Boeckmann e Antônio de
Góis, que no início do século XX, trabalhando juntos na cidade brasileira do Recife, criaram o elemento construtivo, que hoje é vastamente explorado em todo o mundo.
A arquitetura só se mostrou mais presente no escritório a partir de 95, até então se limitava às intervenções em reformas, que tinham o foco no design de interiores.
Imagem apartamento Barra|RJ.
Imagem apartamento Nova Iorque|EUA.
Hoje somente 30% do volume de trabalho do escritório é para interiores, a grande parte do trabalho é a mais pura e genuína, arquitetura.
Casas projetadas por Casas
Arthur Casas define arquitetura como harmonia, ele diz que é preciso encontrar um oásis (é marcante a presença da água e do verde) em meio ao caos e assim, cada lugar direciona o trabalho para um ponto diferente.
A arquitetura precisa proporcionar bem estar, então o trabalho começa de dentro para fora.
Imagens do Restaurante KAA|SP.
Ainda trabalhando na prancheta, tem uma consciência de que a forma como ele pensa arquitetura é distinta da maneira como seus atuais colaboradores no escritório, vivem a prática de projetar.
A inteiração entre as gerações de profissionais é o elo que gera um ganho para todos, experiência enriquecedora, como em qualquer troca de conhecimentos.
E segundo Casas, seu trabalho desta forma, é menos solitário.
Imagens do restaurante KOSUSHI|SP.
O escritório que conta hoje com mais ou menos 40 pessoas entre SP e NY, onde há uma extensão do studio há dez anos, está sempre se renovando.
Este é o estímulo que torna o trabalho prazeroso, porque a surpresa do novo revitaliza a criação.
Imagens de residência em Itu|SP.
Para os novos e futuros arquitetos ele deixa um 'recado': "O dom para arquitetura é imprescindível, mas ser observador é o primeiro passo. Não desistir no princípio da carreira é fundamental, porque nenhum início é fácil, mesmo para as pessoas mais talentosas."
Imagens residência na Quintas da Baroneza|SP.
Espero que como eu, vocês se encantem com o que acabaram de ver e saber sobre o STUDIO ARTHUR CASAS.
Se quiserem conhecer um pouco mais, o endereço do site de onde retiramos todo o material para a matéria é: www.arthurcasas.com
Imagens de residência no litoral brasileiro.
Um abraço e até breve!