Poltrona Allegro - Estudiobola
A nossa proposta era listar trinta, entre os muito talentosos designers da área de produtos ligados à arquitetura e decoração de ambientes, mas na medida em que fui escrevendo, novos nomes foram surgindo. Acabei por extrapolar o número, mesmo porque eu não poderia privar meus leitores e amigos de nenhum destes artistas, seguimos com eles:
'BABA VACARO', paulistana, graduada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 1986.
Tive a grata surpresa de um breve encontro com esta designer, no Congresso Nacional de Arquitetura e Design, que aconteceu em Tiradentes, promovido pela AMIDE e ela disse uma frase que me marcou profundamente:
"Se queres ser universal, fala de teu quintal."
Ela fundou a Básica Design no ano de 1990, em São Paulo, onde criava e comercializava peças pioneiras com conceitos de sustentabilidade. A partir deste trabalho, passa à gestão e edição de design das empresas Dominici (1999), Dpot (2004) e St. James (2007).
DESTAQUE PARA:
Banco Ribs (1996).
Poltrona Mandacaru (2005).
Pendente Essayage (2008).
'CLÁUDIA MOREIRA SALLES', carioca, formou-se pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI-UERJ) em 1978.
Estagiou no Instituto de Desenho Industrial do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). Em 1980,mudou-se para São Paulo e trabalhou na empresa Escriba, passou a projetar móveis de extremo apuro técnico, confeccionados de forma semi-artesanal, usando as possibilidades da madeira. Desenvolveu peças comercializadas pela Nanni Movelaria, do designer Fúlvio Nanni Jr. Em 1988, fundou seu escritório, voltado ao desenho de mobiliário e design de interiores. O uso responsável de materiais marcam uma elegante e consciente produção.
DESTAQUE PARA:
Banco Tangente (2012).
Banco Iracema (1993).
Poltrona Siri (2008).
'ESTUDIOBOLA', os paulistas Flavio Borsato e Maurício Lamosa, são graduados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, desde fim da década de 90.
Flavio dedicou-se ao design de mobiliário e Maurício atuou em arquitetura civil e design gráfico. Em 2000, fundaram o estúdio que cria de móveis a luminárias, de tapetes a azulejos. O estúdio foi batizado com as iniciais dos sobrenomes Borsato e Lamosa, a dupla trabalha com um time de profissionais que ajudam a colocar seus produtos no mercado, mas participam de perto de todas as fases da produção, desde a concepção até o lançamento. Entre muitos prêmios recebidos, está o Prêmio Museu da Casa Brasileira.
DESTAQUE PARA:
Mesas Chipre(2005).
poltrona Shell (2009).
cadeira Alba (2009).
'FERNANDO JAEGER',gaúcho, formou-se pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1980.
Em 1984, firmou parceria com a Tok & Stok, criando várias peças para a rede de lojas durante cerca de 15 anos. Em 1995, abriu a primeira de suas seis lojas, que hoje oferecem produtos para a casa toda, assinados por Jaeger.
DESTAQUE PARA:
Poltronas Theo (2008).
Poltrona Fulô (2008).
Sofá Origami (2009).
'GUTO INDIO DA COSTA', carioca, formou-se pelo Art Center College of Design, na Califórnia, Estados Unidos, em 1993.
Estagiou em escritórios europeus e colaborou com algumas empresas até abrir o próprio escritório de design e arquitetura, em 1995. A empresa, Indio da Costa A.U.D.T. para indicar suas quatro áreas de atuação: arquitetura, urbanismo, design e transportes, é uma parceria com seu pai, o também arquiteto, Luiz Eduardo Indio da Costa e conta com equipe multidisciplinar.
DESTAQUE PARA:
Ventilador Spirit (2001).
Sistema de prateleiras Carrapixxxo (2007).
Cadeira ICZero1 (2009).
E agora os meus preferidos: Poltrona Arraia, que mereceu menção honrosa.
E banco infinito, que considero um abuso de beleza...rs.
'IRMÃOS CAMPANA',
paulistas, Humberto Campana, graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1977 e Fernando Campana, formou-se em Arquitetura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 1984.
A cadeira Vermelha, selou a parceria com a italiana Edra em 1998. São reconhecidos como dois dos principais designers contemporâneos do mundo. Dedicamos uma matéria exclusiva a eles no mês de Abril (dia 16), é só dar um pulinho lá trás para saber mais. Para facilitar sua busca, digite: Irmãos Campana na barra de pesquisa, lá em baixo no pé desta página.
DESTAQUE PARA:
Cadeira Favela (1991).
Cadeira Vermelha(1993).
Corallo (2003).
'JACQUELINE TERPINS' paraibana formou-se em comunicação visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1973.
Fez vários cursos de desenho e vidro soprado no exterior e desde 1979, dedica-se exclusivamente ao design.
Em 2001, abriu seu estúdio e hoje concebe móveis e objetos, em pequenas séries, de vidro soprado, vidro plano, madeira laminada e Corian.
DESTAQUE PARA:
Vasos Membrana (2011).
Mesa de centro Degelo (2012).
Banco Preguiça (2012).
E algumas peças que eu amo de paixão, como o aparador Cello.
A chaise Copacabana.
E o banco Sutra.
'JADER ALMEIDA' catarinense, graduou-se pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) em 2006.
Desde os 16 anos trabalha na indústria moveleira. A alemã Classicon passou a editar sua poltrona Euvira, em 2011. Também atua em arquitetura com escritório, em Florianópolis. Dedicamos uma matéria exclusiva à ele em Abril, dia 25. Para facilitar sua busca, digite: Jader Almeida na barra de pesquisa, lá em baixo no pé desta página.
DESTAQUE PARA:
Cabideiro Loose (2011).
Mesas Asti (2012).
Cadeira Easy (2013).
'MACUS FERREIRA',paulistano, cursou Biologia Marinha na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no início dos anos 90.
Abandonou o curso em Florianópolis e de volta a São Paulo, montou uma pequena oficina e iniciou uma produção de estofados . Em 1999, inaugurou a loja Decameron.Seus móveis tem dimensões bem generosas, mas em 2009, criou a marca Carbono, com móveis mais compactos.
DESTAQUE PARA:
Sofá Cine (2005).
sofá Sputinik (2012).
Chaise Rippa (2008).
'OVO',o fluminense Gerson de Oliveira, e a paulistana Luciana Martins, estudaram cinema na Escola e Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), no fim dos anos 80.
Juntos desde em 1991, criaram a marca ovo. Em 2002, abriram o showroom na capital paulista. Nos últimos 20 anos, desenvolveram móveis e luminárias. Em 2011, projetaram salas educativas e de leitura na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
DESTAQUE PARA:
Poltronas Cadê (1995).
Tiras de Leitura (2012).
Mesa Ciranda (2001).
Mesa Intervalo(2011).
'PAULO ALVES', paulista, formou-se pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) em 1994.
Depois de estudar a obra de Lina Bo Bardi (1914-1992), mudou-se para São Paulo, trabalhou no escritório dela e, depois da morte da arquiteta, organizou seus arquivos. Em 1994, associou-se à paulistana Marcenaria Baraúna, onde permaneceu até 2004. Fundou a Marcenaria São Paulo, na qual produz móveis de reflorestamento.
DESTAQUE PARA:
Bufê Cercadinho (2003).
Banco Pedra(2007).
Cadeira Atibaia (2009).
'ZANINI DE ZANINE', carioca, graduou-se pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2002.
Filho do arquiteto e designer José Zanine Caldas (1919-2001), estagiou durante a faculdade com Sergio Rodrigues. Começou a produzir móveis de madeira de demolição em 2003. Desde 2005, cria peças industrializadas de madeira, plásticos e metais. Formatou o Studio Zanini em 2011, quando passou a colaborar com a italiana Cappellini – uma das empresas internacionais para as quais desenha atualmente.
DESTAQUE PARA:
Cadeira Trez (2011).
Cadeira Moeda (2010).
E minha escolhida, Poltrona Serfa.
'MARCELO LIGIERI',mineiro e formado em arquitetura pelo Centro Universitário do Instituto Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte.
Desde os 17 anos já trabalhava com o pai, Glebson Marcos Pereira e em 1999 entrou para a Doimo Brasil. A marca que era conhecida pelas camas, é hoje recordista em cadeiras, o objeto preferido de Marcelo. O uso do metal misturado ao couro, tornou-se o carro-chefe da Doimo.
DESTAQUE PARA:
Banco Canoe.
Poltrona Yan.
Poltrona Kei.
(Segundo lugar -anunciado antes de ontem, 19/12/2015- do Prêmio de Design para Mobiliário do Museu Casa Brasileira - edição de 2015)
Cadeira Luna.
'EM2 DESIGN',a dupla de designers é formada pelos paulistas, Mariana Betting Ferrarezi, graduada em Propaganda e Marketing e com Master em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing em São Paulo e Roberto Hercowitz, graduado em desenho industrial pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado.
Após quatro anos de estudos em Barcelona, fundaram na Espanha a Em2 Design, que com funcionalidade e consciência ecológica, vem criando maravilhas no mobiliário. Com um trabalho de vanguarda, foram contemplados com o IF Award 2011 (International Forum Design), em Hanover, na Alemanha, um dos mais importantes prêmios do mundo na área. Seus projetos primam pelo uso consciente dos materiais, pela minimização de resíduos e pela contribuição na melhoria da qualidade de vida, sem esquecerem de resgatar a tradição, artesanato e identidade cultural brasileira.
DESTAQUE PARA:
Poltrona EXO, para a Mac Design.
Banco Barroquinha.
Poltrona Fago.
Banco Ratoeira.
(Primeiro lugar -anunciado antes de ontem, 19/12/2015- do Prêmio de Design para Mobiliário do Museu Casa Brasileira - edição de 2015)
'LATTOOG DESIGN', Leonardo Lattavo é Arquiteto e Urbanista com mestrado em Arquitetura na University College of London e Pedro Moog, designer autodidata com formação acadêmica em Administração de Empresas.
A marca da dupla é a pluralidade de duas formações diferentes e complementares, o que entre 1998 e 2003 era apenas um hobby, um exercício de criatividade que se inseria nas atividades artísticas da dupla, – que incluíam também pintura, escultura e desenho –, tornou-se oficialmente, em 2004, sua principal ocupação.
DESTAQUE PARA:
Poltrona Copacabana.
Poltrona Ipanema.
Poltrona Temes.
Luminária Gulliver.
Poltrona Pantosh.
É claro que há ainda outros grandes nomes do design brasileiro a serem mencionados e tantas outras peças tão maravilhosas quanto estas, mas eu me estenderia ainda mais...que bom que este pais tem talentos de sobra!
Faremos novas matérias sobre o design...aguardem!