sábado, 30 de maio de 2015
Festival das Luzes: festa para os olhos, ouvidos e alma!
O Fête des Lumières, em português,'Festa das Luzes', acontece todos os anos em dezembro por quatro dias, na cidade de Lyon na França.
A origem remete a 1643, quando uma procissão católica do século XVII, marcou a inauguração de uma imagem de Nossa Senhora na Basílica da colina da cidade, a 'Basílica de Fourvière'. Naquela época, uma peste atingiu a cidade e todos dirigiram suas preces à Virgem Maria, pedindo sua intercessão Divina.
Como uma expressão de gratidão, o povo saiu em uma procissão pelas ruas da cidade de Lyon com velas acesas e iluminaram suas janelas na ocasião. A cerimônia religiosa com cânticos e orações foi algo de tamanha beleza que desde então tornou-se uma tradição do lugar.
Com o tempo a cerimônia de luz se transformou em um festival profissionalmente organizado e se tornou uma referência para outros festivais em diversas partes do mundo.
São 75 projetos diferentes acontecendo simultaneamente na cidade de Lyon, no Festival das Luzes.
Abaixo, imagens com edições de anos diferentes. A cada edição surgem novidades no setor artístico e tecnológico, promovendo sempre um espetáculo inusitado e surpreendente.
Este é sem dúvida um evento imperdível e está em minha lista de desejos. Se você quer uma viagem com um espetáculo democrático e totalmente gratuito, é o ideal.Visite os sites de turismo de Lyon para se informar e planejar sua viagem para a edição de 2015.
O Diwali ou festa da luz na Índia é comemorado no primeiro dia do mês lunar chamado pelos indianos de Kartika, entre outubro e novembro. Simboliza a vitória do bem sobre o mal dentro dos seres humanos. O evento começou a ser feito como um festival para marcar a última colheita do ano, quando a Índia ainda tinha uma base econômica agrícola e buscava a benção divina da deusa da riqueza, Lakshmi.
No dia do festival de luzes, os indianos buscam o sucesso financeiro, por isso, fecham seus livros de contabilidade e rezam para alcançar o desejado. No dia seguinte, consideram ser o primeiro dia do novo ano financeiro.
Na Tailândia o belíssimo Festival das Luzes ou Festival das Lanternas é uma homenagem a Buda.
Na celebração, os tailandeses soltam nos rios barquinhos decorados com flores, velas e incensos, alimentos e moedas, como oferendas para trazer boa sorte.E milhares de lanternas enchem de luzes o céu.
O efeito visual de milhares de pequenas chamas flutuando na água e no céu ao mesmo tempo é espetacular.
Outras cidades tem seus festivais ligados a feiras da indústria de iluminação, como o Luminale na Alemanha.
Frankfurt apresenta desde projetos de estudantes a instalações profissionais de artistas famosos. Acontece a cada dois anos desde 2002, junto com o Light+Building, a maior feira de iluminação, e coloca no mesmo espaço fabricantes, designers a artistas.
Mantivemos o mesmo cenário para que vocês pudessem perceber como a cada edição, o trabalho se renova.
Alguns eventos começaram como eventos educacionais, como por exemplo o evento sueco, 'Light in Alingsås', que começou em 2000 como um programa educacional onde estudantes tinham a oportunidade de aprender sobre iluminação externa com especialistas.
O festival inclui visitas guiadas para o público, performances, bem como aulas sobre iluminação residencial, comercial, urbanística e paisagística.
Olhando estas imagens, me vem a impressão de estar em um cenário de filme ou história, mas nada disto me parece real de tão mágico.
Há também cidades que apenas adotaram a ideia como atração para o turismo.
Jerusalem, Israel: Lights in Jerusalem
Ghent, Bélgica: Light Festival Ghent
Durham, Inglaterra: Lumiere
Helsinki, Finlândia: Lux Helsinki
Osaka, Japão: Hikari Renaissance
Montreal, Canadá: MONTRÉAL EN LUMIÈRE
Sidney, Austrália
Singapura, Singapura: i Light Marina Bay
York, Inglaterra: Illuminating York
Turin, Itália: Luci d'artista
A impressão geral é que estes eventos tem um efeito positivo na cidade que os abriga, atraindo visitantes e gerando publicidade.
Japão.
O evento de luz também revela a transformação tecnológica em direção à iluminação de LED. Ao longo dos anos a evolução tecnológica passou de lâmpadas incandescentes para o halogênio e agora para o LED, de analógico para digital.
Helsinki.
Um desafio para os novos e futuros festivais será encontrar a identidade certa, seja como evento turístico de interesse econômico ou uma ambiciosa exposição de arte, ou algo entre os dois.
Lyon.
Com uma crescente consciência da necessidade de conservação de energia, organizadores precisarão se adequar a realidade mundial provando que é possível a realização destes eventos com o mínimo de energia possível.
Índia.
Desde a descoberta do fogo, a luz vem fascinando os homens, não é por acaso que em arquitetura ela é a primeira e mais importante de todas as expressões.
Acreditamos que o fascínio exercido pela luz não é meramente estético, ele remete a um estado de nossa alma e diz muito sobre nossa espiritualidade.Mas é sabido que ninguém em sã consciência faz um traço no papel sem conhecer a luz do lugar que irá receber uma intervenção arquitetônica e neste caso o conhecimento de técnicas e materiais adequados fazem toda a diferença. Para auxiliar você em suas aventuras pelo fascinante espaço infinito das luzes, um bom profissional amparado por uma loja com funcionários capacitados e atenciosos, é a opção correta.Nossa indicação é para a Lampadário, que fica na Rua Rio de Janeiro,324 - Centro da cidade de Divinópolis, em Minas Gerais
Telefone:(37) 3222-5599
E se você estiver com viagem marcada para qualquer destes lugares, é bom conferir a data para ver se você consegue participar de algum destes eventos que eu imagino, devem ser mesmo inesquecíveis.
Europa
• Alingsås, Suécia: Lights in Alingsås
• Berlim, Alemanha: Festival of Light
• Bruxelas, Bélgica: Festival des Lumières
• Cascais, Portugal: Lumina
• Chartre, França: Chatres en lumières
• Durham, Inglaterra: Lumiere
• Eindhoven, Países Baixos: Glow
• Frankfurt, Alemanha: Luminale
• Ghent, Bélgica: Light Festival Ghent
• Helsinki, Finlândia: Lux Helsinki
• Lüdenscheid, Alemanha: LichtRouten
• Lyon, França: Fête des lumières
• Tallinn, Estônia: Valgus Biennaal
• Turin, Itália: Luci d'artista
• York, Inglaterra: Illuminating York
Ásia:
• Singapura, Singapura: i Light Marina Bay
• Pequim, China: Switch on light
• Osaka, Japão: Hikari Renaissance
• Tailândia: Festival das Lanternas
América do Norte:
• New York, EUA: New York’s Festival of Light
• Montreal, Canadá: MONTRÉAL EN LUMIÈRE
Oriente Médio:
• Jerusalem, Israel: Lights in Jerusalem
Oceania:
• Sidney, Austrália
Assinar:
Postagens (Atom)